Menores passam o dia presos no ES, diz relatório
Pesquisa aponta casos de violação de direitos
EMILIO SANT'ANNA
DE SÃO PAULO
As celas metálicas acabaram, mas- três anos após as primeiras denúncias sobre o uso de contêineres abrigando detentos no Espírito Santo-casos de violação dos direitos humanos continuam ocorrendo no Estado.
Na Unidade Socioeducativa Metropolitana de Vila Velha (Xuri), por exemplo,os menores ficam praticamente 24 horas trancados.
A denúncia é do maior relatório já produzido sobre a situação prisional no Estado, elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e divulgado hoje.
A situação nos CDPs (Centros de Detenção Provisória) é semelhante. Os presos têm direito apenas 30 minutos diários de banho de sol.
"A tortura ainda acontece indiscriminadamente no Estado", diz o ex-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Bruno Souza.
Dados do Ministério da Justiça apontam que até dezembro de 2010, quase 11 mil presos lotavam as 8.152 vagas carcerárias do Estado.
A Secretaria de Estado da Justiça afirma que agora 9.576 vagas prisionais já foram criadas e o Estado se tornou o primeiro a acabar com as prisões em delegacias.
Fonte:FSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário