Infância Urgente

quarta-feira, 23 de março de 2011

Moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, se mobilizam para exigir o fim dos despejos e a canalização do Zavuvus em prol da comunidade

Neste momento, cerca de 300 moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, estão fazendo uma marcha pela Av. Yervant Kissajikian até a subprefeitura da Cidade Ademar, protestando contra os despejos que estão ocorrendo em sua comunidade. Uma das pistas da Avenida já está fechada. Eles denunciam uma série de ameaças e intimidações por parte das assistentes sociais e de outros funcionários da Prefeitura, e afirmam que a proposta que lhes está sendo apresentada, o auxílio-aluguel de 400 reais, não é uma alternativa aceitável. Ao contrário, exigem que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção dos moradores, muitos dos quais residem na comunidade há 30 e mesmo 40 anos.

Para mais informações, entrem em contato com: Edmilson (6886-8718); Adriana (8189-9709); Edilson (6667-0570); Edna (6269-4343)

Um pouco do histórico e da situação da comunidade pode ser visto neste vídeo: http://redeextremosul.wordpress.com/2011/03/14/despejo-na-favela-esperanca/


http://redeextremosul.wordpress.com/2011/03/23/moradores-da-favela-esperanca-se-mobilizam-para-exigir-o-fim-dos-despejos-e-a-canalizacao-do-zavuvus-em-prol-da-comunidade/

Moradores da Favela Esperança se mobilizam para exigir o fim dos despejos e a canalização do Zavuvus em prol da comunidade
Posted on 23/03/2011
by redeextremosul
| Deixar um comentário
Canalização Sim! Despejos Não!

A Vila Joaniza é um bairro histórico do extremo sudeste de São Paulo, na região da Cidade Ademar. Um bairro grande e desigual, que inclui tanto áreas um pouco mais endinheiradas, quanto algumas regiões bem pobres, porém todas ocupadas há muito tempo. A Favela Esperança, que fica na Joaniza, também tem mais de 40 anos de existência, quando os primeiros moradores da comunidade começaram a se estabelecer por ali. De lá pra cá, foram décadas e décadas de muita luta cotidiana, fora do horário de serviço e nos finais de semana, para transformar os primeiros barracos em casinhas melhor estruturadas (com encanamento, de alvenaria, com várias lajes…); para ir aprimorando a infra-estrutura do bairro (asfaltamento de ruas, água e esgoto, creche, posto de saúde, transporte etc); e assim fortalecendo os laços comunitários. Tudo conquistado sempre com muita luta de cada família, e da comunidade como um todo.

Nas últimas semanas, por conta do famigerado “Programa Mananciais” e da aceleração dos interesses imobiliários e especulativos nos arredores da favela, centenas de moradores antigos da comunidade estão sendo ameaçados e forçados a deixarem suas casas a toque de caixa, abrindo mão de direitos conquistados ao longo de tanto tempo. O argumento utilizado pelos gestores e pelos funcionários das construtoras tem sido, mais uma vez, a “urgência” da canalização do córrego Zavuvus – uma reivindicação histórica da própria comunidade – que estaria colocando em risco os moradores e seu meio ambiente. Assim, utilizam os velhos argumentos do “risco”, da “defesa do meio ambiente” e da “necessidade de melhorar a infra-estrutura do bairro”, além da própria comoção gerada pelo afogamento de duas crianças no início do ano, para justificar a urgência que eles têm por seus lucros empresariais e especulativos. Ao invés de atender de maneira decente a histórica reivindicação pela canalização do córrego Zavuvus em prol da comunidade, estão tentando fazer acreditar que a favela é o obstáculo no meio do caminho, ameaçando-a, e assim tentando justificar a expulsão de centenas de famílias para vá-lá-saber aonde. Um pouco desta história foi registrada neste vídeo aqui .

Frente a todos esses absurdos, a comunidade da Favela Esperança está consciente de seus direitos e disposta a resistir! Por isso os moradores da Favela decidiram fazer uma marcha até a subprefeitura da Cidade Ademar nesta quarta-feira de manhã (23/03), protestando contra os despejos que estão ocorrendo na comunidade. Eles denunciam uma série de ameaças e intimidações por parte das assistentes sociais e de outros funcionários da Prefeitura, e afirmam que as propostas que lhes estão sendo apresentadas, o auxílio-aluguel de 400 reais não é uma alternativa aceitável. Ao contrário, exigem que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção dos moradores, muitos dos quais residem na comunidade há 30 ou mesmo 40 anos.

Para os moradores está claro que não é possível tolerar tantos absurdos assim, afinal é sabido ser possível interromper os despejos e fazer a canalização mantendo as famílias na mesma região que elas cresceram e ajudaram a construir com muita luta, tendo direito a usufruir de todas suas melhorias. Aliás, como já foi feito em outras áreas próximas do mesmo córrego, justamente onde ele tem uma vizinhança mais endinheirada. Por que será que a favela e o povo mais pobre tem que sempre ser tratado da pior maneira possível?

Para mais informações sobre a manifestação de hoje, entrar em contato com: Edmilson (6886-8718); Adriana (8189-9709); Edilson (6667-0570); Edna (6269-4343)

FAVELA ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE!
CANALIZAÇÃO SIM, DESPEJOS NÃO!
VILA JOANIZA LUTA!

Nenhum comentário: