Infância Urgente

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Todos ao ato em apoio à luta dos estudantes chilenos!

Todos se lembram dos atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, mas existe outro 11 de setembro que poucos recordam. Neste dia do ano de 1973 o imperialismo aliado à burguesia chilena patrocinou o golpe de Estado que deu início à ditadura de Pinochet, responsável oficialmente por 40 mil mortos, e mais por uma imensidade de prisões, desaparecimentos e torturas. É dessa ditadura que o Chile herdou um regime que só legalizou o divórcio em 2003, em que ser homossexual era crime até 1998, a educação segue completamente privatizada, e o terror dos fuzilamentos públicos da ditadura segue pesando sobre os que lutam contra isso e por seus direitos, como mostra a repressão brutal da polícia de Piñera às manifestações por educação gratuita, assassinando Manuel Gutierrez, um jovem de 16 anos.
A luta dos estudantes chilenos pela educação, que já dura 3 meses, é um exemplo para a juventude do Brasil, onde o vestibular exclui 6 de cada 7 jovens da universidade e o governo Dilma, mesmo que com um discurso mais demagógico que o de Piñera, sucateia completamente as universidades federais e transfere centenas de milhões diretamente às contas dos grandes monopólios privados do ensino através do PROUNI.
A UNE, cuja direção do PCdoB está junto com esse governo, organizou marchas e reuniões com Camila Vallejo, figura em grande evidência e personificação da direção estudantil burocrática do PC chileno, para aparecer como apoiadora da luta dos estudantes chilenos. Na verdade, enviam uma comitiva de seus parlamentares para negociar migalhas com Piñera e retroceder a mobilização.
Em meio a diversas greves e ocupações estudantis nas universidades federais, o verdadeiro apoio à luta dos estudantes chilenos só pode vir de quem combate os ataques desse governo à educação, lutando aqui, como os jovens de lá, contra os lucros dos monopólios, por educação pública, gratuidade, de qualidade, e para todos!
Por isso, nós do Bloco ANEL às Ruas chamamos os estudantes em luta na UNIFESP, as entidades estudantis ligadas à UNE que não seguem essa política governista, como o DCE da USP, e a ANEL, que organiza a oposição à UNE e precisa estar à frente dessa política, a construirmos em comum um ato nesse 11 de setembro, tal como faremos no Rio de Janeiro, levando nosso apoio aos estudantes chilenos contra a educação de Pinochet, e tomando seu exemplo!
Todos ao ato em apoio à luta dos estudantes chilenos! 11/9, às 14h, no Vão Livre do MASP.

Nenhum comentário: