Infância Urgente

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 224

Número de internos de até 14 anos cresce

Aumento foi de 18% na Fundação Casa; total de internados em SP subiu de 7.058 para 8.220 desde agosto de 2010

Para especialista, casos como o das meninas que furtam na Vila Mariana influenciam no aumento de internações

LÉO ARCOVERDE
DO "AGORA"

O número de adolescentes infratores com idade entre 12 e 14 anos internados na Fundação Casa (antiga Febem) cresceu 18% de agosto do ano passado para cá, segundos dados oficiais.
Em um ano, a população de menores dessa faixa etária que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação da Fundação Casa saltou de 484 para 572.
Nesse período, o total de jovens infratores internados no Estado subiu de 7.058 para 8.220, um salto de 16%.
Ainda de acordo com os dados, a maior parte dos adolescentes de 12 a 14 anos internados se envolveu em atos infracionais sob a suspeita de tráfico de drogas, roubo qualificado e furto.
Para o presidente da Comissão Infantojuvenil da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Ricardo de Moraes Cavezon, o aspecto familiar é um dos principais fatores que contribuem para o envolvimento de adolescentes com o crime. "Muitos desses jovens estão em situação de abandono pelo pai e pela mãe."
Segundo Cavezon, a repercussão de episódios como os recentes casos de arrastões cometidos por meninas no comércio da Vila Mariana (zona sul) influi no aumento de internações de jovens.
Diretora das duas unidades da Fundação Casa de Osasco (Grande SP), a assistente social Gilselda Cristina Lopes disse também ter verificado esse aumento. Hoje, há sete adolescentes de 14 anos internados lá.
Na Fundação Casa, os jovens de 12 a 14 anos cumprem as mesmas tarefas do restante dos internos, que inclui aulas regulares e de iniciação profissional.
Jorge (nome fictício), 14, chegou à Fundação Casa em fevereiro. Ele foi detido durante uma tentativa de roubo a carro. Na ocasião, segundo ele, o outro adolescente que roubava o carro ao lado dele acabou morto após confronto com PMs. "Meu colega morreu nos meus braços."

Nenhum comentário: