Infância Urgente

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A FEBEM/CASA fala!

Caro Giva,

Sou assessor de comunicação social da Fundação CASA

Li seus comentários no blog Infância Urgente. Discordamos do tom deles, mas
acreditamos que o blog seja um meio eficaz de fazer críticas e alertar a
sociedade para o que anda errado.

No caso da Fundação CASA, nestes últimos tempos, temos tido mais acertos
que erros. Para ficar em alguns dados, os índices de rebelião caíram (80 em
2003 para 5 em 2007), os de reincidência despencaram (29% em 2006 contra
18% em 2007).

Escrevo este e-mail não como mera resposta às suas colocações - isso seria
o papel trivial de um assessor.

Não, o que eu gostaria era de marcar um encontro com você para que a gente
pudesse mostrar o outro lado, conversar francamente, ouvir seus pontos de
vista e abrirmos um canal de diálogo.

Peço isso sem cobrar a publicação de resposta alguma. Sei que muitas
críticas que recebemos são fruto de um passado em que eles eram justas e
cabíveis. Hoje, graças a muito trabalho, estamos mudando este passado e
gostaríamos de sua colaboração neste processo.

É isso, meu caro.

Abraços e boa sorte com o blog

Lucas Tavares

Coordenador de Comunicação Social da Fundação CASA

Caro Lucas,

Aceito todo e qualquer tipo de conversa, desde que seja pública, alias em 3 ocasiões diferentes já foram marcados debates entre o Fórum e a presidente da FEBEM/Fundação Casa e ela não compareceu em nenhuma, só em um caso quando marcamos uma reunião com a Pastoral do Menor,ou seja, uma reunião institucional não pública, desmarcamos porque a Pastoral ingenuamente ou não convidou a presidente da FEBEM/Casa para participar.

Como você pode perceber, em momento algum nos furtamos em dialogar com a instituição, ao contrário já participamos da discussão de 6 projetos para a instituição, que nunca foram aproveitados. Um emblemático, com a participação do Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, CONANDA,CONDECA, CMDCA, CTs e diversas outras instituições e o governador à ocasião ignorou totalmente essa rica construção desses diversos atores.

Estamos organizando um Seminário na Assembléia Legislativa para discutir a política para a Criança e o Adolescente no estado de São Paulo e iremos convidar a presidente da instituição, esse seria o momento ideal para esse debate público, para que ela possa apresentar e debater as mudanças ocorridas, o que seria muito rico, já que juntaremos muita gente da área .

Em relação às mudanças, a sua visão é a de governo, fará a defesa do governo(claro!), mas os desvios são tantos e inexplicáveis que a instituição é indefensável. Começando pela arquitetura, que é muito diferente inclusive da que o SINASE propõe (que é o modelo que o estado alega está implantando), declarado publicamente pela atual Vice Presidente do CONANDA Carmem Silveira e presidente a ocasião, que o que se faz aqui, não tem relação com o que está definido no SINASE enquanto modelo arquitetônico, nem a interpretação que o estado de São Paulo tem para co-gestão, que aqui virou privatização, palavras não só nossas, mas da ex-Presidente do CONANDA, conferência estadual e nacional da criança e do adolescente de 2007.

Não posso confiar em dados que não posso conferir diretamente e que são desencontrados em diversas ocasiões, também não posso confiar em informações de uma instituição que funciona ao arrepio da lei e que não se permite fiscalizar (qual o temor?), se formos verificar o número de BOs de Conselheiro Tutelares pelo desrespeito a ação conselheira que essa instituição continua cometendo,contra o mais importante órgão de fiscalização do cumprimento do que está previsto no ECA, verificaremos que de longe lembra uma entidade que se diz mudada e por favor, já trabalhei na instituição, fui Conselheiro Tutelar e discuto essa instituição a mais de 16 anos, então os argumentos tem que ser bem escolhidos e consistentes para me convencer e convencer o movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente, peço para não me falar da ouvidoria como controladora da instituição, pois é impossível um cargo de confiança do governo fiscalizar o próprio governo, em que pese eventual competência dos ocupantes do cargo.

Falei na segunda pessoa do plural, porque sou parte de um coletivo maior da sociedade civil, não sou um personagem televisivo, nem tão pouco personalista, por isso esse debate se interessar, deve ser aberto e amplo para que todos aqueles que conhecem a realidade da instituição, reflete e produz sobre ela possa manifestar seu olhar sobre a realidade que o governo tem empregado todos os seus esforços para que a sociedade não tenha conhecimento.

Muito obrigado pelos cumprimentos e desejo o mesmo para você.

Estarei publicando seu email e a minha resposta em meu blog.



2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber quando vc esteve nesta unidade de bragança paulista tenho certeza que nunca apareceu aqui então tenha uma consciência boa porque vc poderia destruir todo um bom trabalho que está sendo feito,é preciso que você procure saber quantos adolescentes passaram por aqui e hoje estão trabalhando ,porque fizeram vários cursos nesta unidade,ou você não quer reconhecer que fez um péssimo comentário tenha uma boa noite seja feliz fazendo bem e não fazendo comentários oportunos em época de eleição,visando o mau das pessoas de bem,que deus te abençõe sempre.

Anônimo disse...

O Dr Ariel cobrou uma consulta de uma mãe que fez a denuncia para o conanda
BOM DIA,foi me cobrou e me pegou de surpresa pois achei que depois de tantos emails explicando meu caso achei que já havia entendido e pensei que era apenas para pegar os documentos,acredito eu como todo mundo deve ter pensado que como minha mãe trabalhou na secretária num cargo de confiança e ser do meio deve ter pensando que tenho posses,e no meio da conversa interrompeu e perguntou quanto sua advogada lhe cobrava eu disse que como já havia gastado tanto ela não tinha coragem de cobrar caro então cobrava o valor de tabela deles da OAB ,daí ele me disse assim olha aqui a gente cobra $400 reais de consulta ta bom o pior é que durante o tempo todo bosejou dava umas risadas com um ar de deboche de irônia parecendo dúvidar de mim,minha mãe ficou uma fera pois eu não tinha cheque e só cartão fui num temporal sacar o dinheiro, me perdi lá olhava para os lados e me sentia inerte desesperada,ainda antes deu sair ele falou você volta né como se estivesse desesperado pelo dinheiro tanto é que já era 19:30 e ele estava me esperando e a secretária não e se quer me perguntou se queria recibo ,sorte que tenho os email que me confirmou minutos antes pois estava atrasada devido a chuva e pedi para meu filho avisa-lo e minutos alguns minutos depois fui ao Palacio da justiça mais uma vez protocolar documentos e mais gravações e sacar o dinheiro.Então tenho como provar meu carro ficou em seu prédio vaga 42 as 16:00hs tem filmagens porteiros,minha mãe disse que ele não poderia misturar as profissões mas DEUS sabe o que faz ele não ajuda ninguém ele é oportunista enquanto eu estava lá as pessoas igavam e ele mandava disse que não estava,conhece um monte de gente em jundiaí da polititca disse que trabalhou com o prefeito de varzea do veja bem PT NA ASSEMBLÉIA , e que o vicente do RH de jundiaí trabalhou anos atras na ANTIGA FEBEM,percebi que é cobra comendo cobra se ele trabalhava na assembléia e agora é presidente de um monte de coisa é cargo de confiança também então jamais vai ligar para o problema dos outros,questionei se ele tinha filhosNÃO TEM então como iria pensar como pai ou ter sentimentos de familia,e o pior está por vir ainda recebi respostas de BRASILIA só da ouvidoria que da primeira vez foi possitiva,e do nada mudaram dizendo que não caberia a eles e que teria que encaminhar ao CNJ e o mesmo diz também que não é da competência deles,jogo de empurra é final de ano dane-se,vou ter que vender meu carro financiei em 60 meses apos terem furtado o outro e eu havia comprado fiquei 15 dias e não tinha tido tempo de fazer seguro pois acabava de fazer uma cirurgia ,vou perder as 36 parc. que paguei praticamente mas tenho que cubrir minha conta se tivsse me dito antes o valor da consulta jamais iria mas não é bob de se comprometer pois escrito,to cansada não sei mais o que fazer olha TO SEM FONE ACABARAM MEUS CREDITOS CEL. VOU COMPRAR CARTÃO PARA O FIXO E LIGO,dona CREMILDA me diga há gente honesta nesse meio sera que só se preocupariam o dia que acontecese com eles o que acontece com nós,porque DEUS PERMITE GENTE ASSIM NO PODER,acho que só a tv A SONIA ABRÃO FOI PROCESSADA MP ACHO QUE SE MOSTRARMOS O OUTRO LADO MP ELA SE INTERESSARA PARA LIMPAR A BARRA DELA SE A SENHORA CONSEGUIR IREI POIS SE ESPERARMOS POR ALGUÉM SERA IMPOSSIVEL EU JÁ DESISTI DE IR ATRAS DAS AUTORIDADES.Bem não gosto de festas no NATAL FICO TRISTE LEMBRO DA MINHA VÓ SOFREU COMO EU MORREU FAZENDO DE TUDO PELOS FILHOS E NETOS PASSAVA E LAVAVA ROUPA PARA FORA PARA NOS DAR PRESENTE ERA MINHA MADRINHA ,MEU PAI ERA MUITO RIGIDO E SISTEMATICO ACHAVA QUE BRINQUEDO ERA SUPERFULO E BOLO DE ANIVERSÁRIO SO ENCHIA A BARRIGA DOS OUTROS,APANHAVAMOS DE GRAÇA POIS NA EPOCA DELE MILITAR ERA PUNIDO DE VERDADE SE HOUVESSE QUALQUER DENUNCIA,ENTÃO SEMPRE CHEGAVA NERVOSO,NOSSO CASTIGO ERA FICARMOS AMARRADOS DE COSTAS NA CADEIRA COM LENÇOL,APANHAVAMOS EM QUALQUER PARTE DO CORPO,CRESCI VENDO MEUS PAIS BRIGANDO DE FACA COM ARMA APONTADA,JOGAVA CADEIRA NELA,BATIA DE DEIXAR ROXA,E NOS FICAVAMOS NO GUARTO CHORANDO E SE CHORASSEMOS ALTO AINDA APANHAVAMOS,MINHA VÓ MORREU PREOCUPADA ,AMO MEUS FILHOS E POR ELES IREI ATÉ ONDE DEUS QUISER E ASSIM AJUDAR AQUELES QUE SOFREM INJUSTIÇAS COMO EU.NÃO TIVE NÃO TENHO UMA VIDA FÁCIL APARENCIA ENGANADA TROCO DE MARIDO PORQUE TUDO O QUE MINHA MÃE PASSOU NÃO QUERO E NEM QUE MEUS FILHOS PRESENCIEM TAMBÉM POIS DOI,dona CREMILDA se um dia eu morrer devido a tudo isso e for realmente BOA peço acompanhe o LEO ELE SÓ TEM AMIM MINHA MÃE QUERIA QUE EU O ABORTASSE POIS SABIA QUE O PAI NÃO IRIR ASSUMIR,E QUE EU IRIA USAR O DINHEIRO DOS IRMÃO PARA SUSTENTA-LO ELE CRESCEU OUVINDO ELA DIZER QUE ELE ERA UM ESTORVO E QUE POR CAUSA DELE SÓ TO GASTANDO O DINHEIRO DOS IRMÃOS,OLHA MINHA VIDA É SINCERAMENTE HORRÍVEL MAS QUANDO OLHO MEUS FILHOS PERFEITOS EU ACABO SUPORTANDO.QUE DEUS A ILUMINE E A TODOS QUE A AMA POIS SO ELE PODERA NOS SALVAR NÃO ACREDITO QUE CHEGAREMOS SOZINHAS EM ALGUM LUGAR E O PIOR NÃO ESTAMOS VIVENDO E MEUS FILHOS TAMBÉM ACHO QUE VOU PRA BEM LONGE DE TUDO E RECOMEÇAR ,UM ABRAÇO A TODOS SEU MAURO SEU ROBERTO ADOREI VOCÊS DE CORAÇÃO.
NÃO DIGO FELIZ NATAL MAS DIREI SEJA FELIZ EM CRISTO ESSA NOITE.PRISCILA