Infância Urgente

quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prezados, bom dia

Enfim, chegamos ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É um dos vários dias em que deveriamos realmente refletir nas várias causas e formas de violência cometida contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual. Toda forma de violência contra crianças e adolescentes é cruel, devastadora e causa graves consequência no desenvolvimento. Porém, podemos dizer que, no caso de violência sexual os danos sejam bem piores, pois refletem diretamente no desenvolvimento positivo da criança e do adolescente com um todo, especificamente em seu desenvolvimento sexual, causando graves transtornos e deixando marcas que vão além do caráter psico-fisico, mas marcas que transcedem a própria alma. Enquanto sociedade e atuantes na militância pelos direitos humanos de crianças e adolescentes devemos refletir em nossa posição perante essa cruel realidade, pois é certo que o pior dos abusos é o silêncio. O silêncio que permite, que omite, que perpetua, fazendo com que a situação se repita, enquanto brigamos por nossas ideologias.
O pior abuso é deixar de combater! Por isso, reafirmamos nosso compromisso nessa luta e conclamamos a todos que nos ajudem a alavancar essa campanha e criar mecanismos que inviabilizem a continuidade desse e outros tipos de violêncvia cometidas contra crianças dia após dia.

Hoje, temos nosso encontro na Falc - Faculdade da Aldeia de Carapicuiba, das 13:30 as 17:00hs e gostaríamos muito de contar com o apoio e participação de todos. Amanhã exibiremos um filme (anjos do sol) que tem como foco principal adolescentes e jovens a partir de 14 anos, bem como representantes de entidades sociais, conselheiros e demais interessados.
Após o filme, haverá o debate com os jovens com a intermediação do nosso querido parceiro Giva.

É nosso desejo, a partir do início desta campanha, estimular e realizar um série de ações que inclui, além destes encontros:
- Formação de multiplicadores, com capacitação prevista para agosto de 2011, com o apoio da Fundação Orsa;
- Discussão e mobilização em torno da criação e aprovação pela Câmara Municipal de projeto de lei criando a semana do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes , voltada para a mobilização anual a ser realizada em escolas, espaços públicos, creches e escolas e demais locais a serem definidos. A idéia é que seja uma semana "educativa" na qual as crianças e adolescentes possam atuar também como protagonizadores diante de assunto referente a eles, através dos mais variados recursos a serem utilizados (brincadeiras, música, teatro, etc.). Essa semana deverá ser sempre o marco de outras ações que deverão ser desenvolvida durante todo o ano, acerca das políticas de proteção da criança e do adolescente. Enfim, é importante pensar num projeto de lei que não seja simplesmente restritivo, mas educativo, de modo que as pessoas ser conscientizadas sobre a situação-problema e saber como se posicionar diante disso, com divulgação constante em todos os espaços públicos das ações necessárias para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, garantindo a formação de pessoas (pais, professores, médicos, enfermeiras, etc.) que atuam com crianças e adolescentes.

São várias as ações e propostas possíveis, mas será importante que possamos ter a participação de todos, para que possamos fortalecer nossa luta e obter resultados satisfatórios no que se refere as políticas de atenção a criança e ao adolescente.

Solicitamos que as entidades e demais interessados que atuam com jovens com idade a partir de 14 anos que divulguem o encontro de amanhã.

Esperamos poder rever a todos no encontro de hoje.

Nenhum comentário: