Infância Urgente

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma série de protestos vem sendo realizadas na cidade de São Paulo diante do aumento absurdo da tarifa de ônibus. Sob o argumento de aumento dos custos, a população é atingida no seu direito de ir e vir. Não se presta informação sobre os lucros reais das empresas e o montante repassado em forma de subsídio ao transporte privado.

Os protestos formados por maioria jovem tem sido intensos e a truculência tem aumentado. As imagens expressam, mas não tudo que vem ocorrendo. Varias pessoas foram agredidas com gás lacrimogêneo, balas de borracha, cassetetes, pela PM.

Uma das vítimas é um jovem assistente social que foi brutalmente espancado por vários policiais que continuaram desferindo chutes e golpes de cassetetes, mesmo imobilizando -o no chão, como demonstram fotos e vídeo do ato. Ele está hospitalizado e poderá passar por cirurgia.

Repudiamos toda forma de violência, mas principalmente a efetivada por agentes do Estado. Assim, exigimos que seja apurado imediatamente e com rigor os atos cometidos. A divulgação é fundamental para que sociedade se posicione diante de tanta barbárie.

Exigimos a reforma das instituições repressivas que não se adequaram às legislações nacionais e os instrumentos internacionais aos quais o país aderiu formalmente.

A cidade mais rica da América Latina não pode continuar a tratar a população, principalmente os jovens, com violência e opressão. Não aceitamos que São Paulo tente silenciar os jovens e a manifestação legítima do povo.

Aurea Satomi Fuziwara

Conselho Regional de Serviço Social - CRESS-SP

Nenhum comentário: