Infância Urgente

terça-feira, 1 de abril de 2008

Juiz, Conselho Tutelar de Fenandopólis e esclarecimentos.

Car@s,

Tenho esse blog a dois anos, utilizando endereço diferente, esse pela facilidade e recursos penso ser a última morada desse pequeno espaço.

Digo isso , porque é necessário fazer alguns esclarecimentos para que os eleitores possam entender a função desse blog. Ele foi criado com a intenção de ser um espaço de informação, comunicação, debates, reflexões etc sobre a temática criança e adolescente. Propondo a discutir a política, a legislação, as inovações, as dificuldades e denunciar as inúmeras mazelas que ainda não foram superadas e como diria o nosso maior poeta, nem ao menos colocadas .

Felizmente, parece que vem cumprindo esse papel pelo número de acesso, participação, informação que me são encaminhadas , os comentários que são feitos por pessoas, com alertas de equivocos sobre determinadas informações erradas(felizmente só uma até agora) , são termômetros de que esse blog está cumprindo um papel importante.

Esse blogueiro acredita assim, que está dando uma grande contribuição do ponto de vista da informação e principalmente da comunicação de tod@s aqueles e aquelas que lutam para a efetivação do direitos humanos do meninos e meninas do país.

Claro, que sei também que quando recebemos denuncias, criam-se expectativas , porque a denuncia chega carregada de indignação por está acontecendo uma violação e nada está sendo feito, o que nos coloca em uma condição e um grande sentimento de impotência.

Como blogueiro, contribuo para a disseminação de idéias e reflexões, porém tem um papel dentro do movimento social de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, então além de militar nesse espaço da contra-informação(é isso que é esse espaço, pois a grande mídia só deforma e não informa, então o meu papel é contra hegemônico) , também milito orgânicamente no espaço do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP.

O espaço do Fórum DCA, é o espaço que o movimento social da criança começou a construir a 20 anos, para reunir tod@s aquel@s que lutavam e lutam para a construção de uma outra sociedade para noss@s menin@s.

É no espaço dos Fóruns que são feitas as lutas coletivas, é aonde nos fortalecemos, que saímos dos nossos lugares individuais e pensamos para além de qualquer pequeno interesse. Também é aonde nos juntamos para fazer a luta dos desvios históricos que são cometidos , principalmente aqueles que já tem sedimentado as suas praticas o desrespeito contra as crianças e adolescentes, repetindo o autoritarismo e adultocêntrismo tão presentes no cotidiano do nosso povo.

Quando nos deparamos com situações como essa de Fernandopólis, nos deixam muito indignados, claro que a indignação por si só não resolve,precisamos sair da indignação para a ação. Recentemente saiu uma pesquisa, que dizia que o brasileiro não lutava pelos seus direitos, para não causar atritos! Vejam meus leitores e militantes que contra censo! Sem luta e que serão muitas, não mudaremos e arrancaremos de nós , como diria um antigo pensador, os males que se instalaram em nossa cultura.

Eu queria falar a pessoa indignada de Fernandopolis que não adianta só tirar um Juiz , Promotor ou um Conselho autoritário, é preciso mais, muito mais ! A mudança cultural, necessita de luta e de um debate permanente, para que o nosso povo reconheça o seu lugar, os males que tem imposto a nossa infância, que entenda esse lugar e a importância de uma legislação como o ECA, que possibilita-nos desconstruir as armadilhas que nos colocamos ao longo desses 5 séculos , porém não acredito que esse caminho possa ser feito isoladamente e só com indiganação, temos que encontrar nossos espaços e pares e ai , não vejo outro lugar que não o espaço do Fórum DCA, que pode começar a ser constituído por um grupo de pessoas e entidades, que poderão debater tudo o que diz respeito a criança e ao adolescente, inclusive as praticas que levam ao não direito.

Não, sei se respondo as angústias, mas acredito piamente que se encontrarmos esse lugar, as mudanças poderão ocorrer e para não nos afligirmos mais, temos que ter clareza que essa mudança é processual, que estaremos apenas retirando tijolos de uma casa velha, para começarmos ainda daqui a alguns anos, a construção da nova morada desse novo pensamento.

Nenhum comentário: