Infância Urgente

domingo, 6 de abril de 2008

Para onde irão os Movimentos Sociais?

Os Movimentos sociais foram fundamentais no processo de redemocratização do país, passado esse momento lançaram-se na luta pela mudança da constituição. No pós-constituição os movimentos , lutaram pela a legitimação de sua lutas e de sua própria legitimação.

Nesse processo de consolidação das lutas, os movimentos acabaram se aproximando muito dos partidos do campo de esquerda, o que acabou acontecendo uma confusão dos propósitos do movimento social e dos partidos políticos.

Essa confusão agravou-se e fragilizou as lutas dos movimentos, com a eleição do Partido dos Trabalhadores(PT), que declarava que as bandeiras dos Movimentos eram as bandeiras do Governo, confundido partido político, governo e movimento social, o resultado é que aconteceu um processo de desmobilização de forma geral, que promoveu um grande retrocesso e poucas vitórias dos movimentos.

Esse quadro, tem provocado profundas reflexões dos movimentos , sobre o seu papel e sua identidade e quais os caminhos a se seguir.

Meus leitores devem está se perguntando, o que isso tem de importância para o movimento social da criança e do adolescente? Toda a importância do mundo, os movimentos na década de 80 acabaram se dividindo em lutas especificas, que foi importante para que as reflexões temáticas pudessem ganhar densidade de reflexão, porém acabou fragilizando o conjunto das lutas , em decorrência da fragmentação ocorrida.

Desde o ano passado, estamos(Movimento Social da Criança e do Adolescente) à partir da provocação da Associação de Moradores do Jardim Piratininga, tem os discutidos os caminhos e descaminhos dos movimentos sociais, na perspectiva de consolidação da grande conquista na concepção de democracia .

Iniciamos assim, os Fóruns estadual e Municipal(SP) de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, tomaram a iniciativa e organizaram um ciclo de debates que se propõem a discutir, o que construímos . Foi assim que iniciamos a construção do ciclo de debates " A democracia Participativa pela Democracia Participativa" , que terá no próximo dia 25/04 , quando discutiremos o processo Pró-Constituinte, trazendo a memória do que foi aquele importante momento e o que se desejava, que contou com a participação ativa dos diversos movimentos sociais.

Quem estarão Presentes:

Plinio de Arruda Sampaio - Deputado Constituinte
Rudá Ricci - Instituto Cultiva
Terezinha helena - Militante do movimento Pró-Consituinte
Ana Claudia Teixeira - membro do Instituto Pólis

O local será na sede do CRP- SP , que fica na rua Arruda alvim, 89 , uma quadra do metrô clinicas, descendo a rua Teodoro Sampaio.

O horário, será das 9:00 às 14:00hs.

Nenhum comentário: