Infância Urgente

terça-feira, 14 de abril de 2009

Diálogos da Agenda Latino-American

Os “Diálogos da Agenda Latino-Americana”, evento promovido pelo Grupo Solidário São Domingos e Departamento de Jornalismo da PUC-SP, debaterá a questão agrária, incluindo a medida provisória 458/2009 que trata da regularização de terras públicas na Amazônia Legal e a criminalização dos movimentos sociais no Brasil, com a presença dos professores Ariovaldo Umbelino de Oliveira (Geografia-USP) e José Juliano de Carvalho Filho (FEA-USP), membros da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de representante do MST. O debate será mediado pela Profa. Rachel Balsalobre, do Departamento de Jornalismo da PUC SP.



O evento será dedicado à memória dos 13 anos do Massacre de Eldorado de Carajás, quando no dia 17 de abril de 1996 dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará.



Os “Diálogos” serão realizados às 19:00 hs do próximo dia 15 de abril no auditório 333, no 3o andar do Prédio Novo da PUC de São Paulo, no Campus Monte Alegre: Rua Monte Alegre, 984. Perdizes - São Paulo – SP. CEP: 05014-901 Fone: (11) 3670-8000 (PABX).



O encontro pretende aprofundar as discussões a partir do tema da Agenda Latino-Americana de 2009 (PARA UM SOCIALISMO NOVO A UTOPIA CONTINUA, proposto por Dom Pedro Casaldáliga), com a colaboração de um dos homenageados quando do lançamento da agenda, caso do Professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Professor titular de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Intelectual engajado nas lutas sociais com destacada atuação na análise dos processos de apropriação das terras no Brasil, o Prof. Ariovaldo é estudioso da questão agrária e dos movimentos sociais no campo. Fez parte da equipe coordenada por Plínio de Arruda Sampaio para elaboração da proposta de um plano nacional de reforma agrária para o governo Lula. A proposta foi rejeitada e hoje prevalecem os interesses do agronegócio. Tem denunciado como ”crime de lesa à Pátria” o processo de legalização da grilagem das terras públicas na Amazônia. A análise do Prof. Ariovaldo será comentada pelo Prof. José Juliano de Carvalho Filho, economista, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo e membro do grupo Solidário São Domingos. O Prof José Juliano também integrou a equipe que elaborou a proposta do 2º Plano Nacional de Reforma Agrária para o governo Lula, em 2003, e atua principalmente nas áreas de economia agrária, poder público e meio ambiente. É uma das vozes que se erguem contra o agronegócio, a morosidade na reforma agrária e a destruição ecológica.



****************************************************************

“Diálogos da Agenda Latino-Americana”.

Dia 15 de abril de 2009 às 19:00 hs no auditório 333 da PUC de São Paulo.

Campus Monte Alegre:

Rua Monte Alegre, 984. Perdizes - São Paulo – SP. CEP: 05014-901 Fone: (11) 3670-8000 (PABX)

******************************

Nenhum comentário: