Infância Urgente

terça-feira, 14 de abril de 2009

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 98

"Quatro adolescentes conseguiram fugir da Unidade de Internação Provisória (UIP-5) da Fundação Casa em Campinas/SP..."

Menores infratores fogem de internação provisória
Fuga ocorreu Unidade de Internação Provisória na Fundação Casa no Jardim Amazonas, em Campinas
Richard Pfister

Quatro adolescentes infratores conseguiram fugir da Unidade de Internação Provisória (UIP-5) da Fundação Casa, no Jardim Amazonas em Campinas, depois de fazer três agentes de apoio reféns e agredir um vigilante. Um quinto adolescente participou do tumulto na tarde de domingo mas não conseguiu escapar. Dois dos fugitivos foram recapturados menos de uma hora depois em ruas próximas ao local. O vigilante sofreu um corte na boca, mas foi medicado e passa bem.
A confusão aconteceu durante o almoço de domingo (12). Os adolescentes começaram a quebrar armários, portas, mesas, cadeiras e vidros. Depois imobilizaram os agentes, entre eles uma mulher, ao aplicar 'gravatas' . Os cinco então correram em direção à porta de saída para a Rua Francisco Bianchini, atrás do 5º Distrito Policial (DP) que, por sua vez, fica em um prédio vizinho a UIP-5.
Depois de agredir o vigilante com socos e pontapés, quatro adolescentes escaparam. O quinto, de 16 anos, foi rendido e ameaçou o vigilante de morte ao não conseguir fugir. Os adolescentes ainda levaram R$ 100 do vigilante
Dois infratores foram recapturados pouco depois. Um, no quintal de uma casa na Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza, e o outro, próximo da favela da Vila Georgina, que fica a menos de 300 metros da UIP-5. A polícia militar (PM) procurou pelos outros dois adolescentes infratores, ambos de 17 anos e acusados de crimes como sequestro-relâmpago e tráfico de drogas, porém, mesmo com o apoio do helicóptero Águia da PM, eles não foram encontrados. Até a tarde de ontem (13), ainda permaneciam foragidos.
A unidade de onde os adolescentes infratores escaparam é administrada pela Fundação Casa, antiga Febem. A instituição informa que a capacidade máxima é de 38 menores. A reportagem do Correio Popular entrou em contato com a coordenação da UIP do Jardim Amazonas, mas os funcionários não quiseram se manifestar. Não há notícias de que os adolescentes usaram armas, como facas ou outros objetos, durante a confusão.

fonte: http://www.cosmo.com.br/noticia/26008/2009-04-13/menores-infratores-fogem-brde-internacao-provisoria.html

Nenhum comentário: