Infância Urgente

quarta-feira, 1 de abril de 2009

DE OLHO NO ECA

POR FR E D DY CHARLSON

Onde estão nossas crianças?

Quarenta mil crianças desaparecem a cada ano no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas. O número assusta, principalmente quando se sabe que desse total, aproximadamente de 10% a 15% não voltam a seus lares, caindo na marginalidade e na prostituição. Ou morrendo. A maioria dessas crianças é de origem pobre, com pele clara e de boa aparência. O problema é que não há uma solução aparente para diminuir o número de casos. Boa parte das delegacias – e isso é uma rotina mais do que perigosa – só dá atenção aos
casos após 48 horas da ocorrência. Faltam delegacias especializadas e troca de
informações. A boa notícia no meio de todo esse drama? A Secretaria Especial
de Direitos Humanos da Presidência da República criou recentemente uma rede nacional de identificação e localização de desaparecidos. A idéia é de um esforço para procurar e localizar os desaparecidos.

De olho no orçamento

O Fórum de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (FDCA-DF) lançou esta semana o relatório 18 anos do ECA: Um olhar da sociedade civil sobre o orçamento da criança e do adolescente do Distrito Federal 2008 – OCA DF. O relatório é voltado para jornalistas e pessoas ligadas a movimentos de defesa dos diretos da criança e do adolescente. A linguagem é clara e dinâmica, porém, não se exime de fazer uma análise minuciosa sobre o tema. O OCA DF foi instituído por uma lei distrital aprovada no ano passado e serve como um instrumento de controle social e de fiscalização dos recursos destinados à área. O objetivo final é conferir o que realmente foi executado.

Fonte:Jornal de Brasilia

Nenhum comentário: