Infância Urgente

sábado, 5 de junho de 2010

PRE-CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EM SÃO PAULO - REALIZAÇÃO: CRESS 9ª REGIÃO - SP

"Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: Mediações e Consolidação do Projeto Ético Político Profissional"

DATA: 10 A 12 DE JUNHO
Local: Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade/São Paulo-SP

APRESENTAÇÃO

O CRESS-SP tem realizado o encontro Pré-CBAS como um espaço de incentivo a participação, em especial pensando o fortalecimento da categoria no âmbito deste estado, bem como para propiciar um espaço mais próximos aos que não poderão ir até Brasília. Assim, realizaremos em torno da mesma temática, mas num porte menor o encontro das reflexões, debates, experiências e trocas das profissionais, estudantes e militantes interessados. Serão mesas de debates, experiências, mini-cursos, e apresentações de comunicações em várias temas.


PROGRAMAÇÃO

Data: 10/06/2010

17h00 - Credenciamento e stands de livros

17h30 às 18:30 Lançamento do livro da Lume Júris, com artigo da Eunice Fávero

19h00 - Abertura - entidades da categoria
Aurea Fuziwara, presidente do CRESS-SP
Maria Lúcia Garcia representante da ABEPSS

19h15 - "Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: Mediações e Consolidação do Projeto Ético Político Profissional"
Palestrantes:
Prof. Dr. Ricardo Antunes - Sociólogo, Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Foi Visiting Research Fellow na Universidade de SUSSEX, Inglaterra. Pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Adeus ao Trabalho?, publicado também na Itália, Espanha, Argentina, Colômbia e Venezuela; Os Sentidos do Trabalho, publicado também na Argentina e Itália; A Desertificação Neoliberal, A Rebeldia do Trabalho, O Novo Sindicalismo no BrasilAualmente coordena as Coleções Mundo do Trabalho, pela Boitempo Editorial e Trabalho e Emancipação, pela Editora Expressão Popular.

Sara Granemann - Assistente Social, graduada pela Fundação Universitária do Alto Vale do Rio do Peixe/SC (1985); especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná/PR (1988); mestre (1996) e doutora (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Autora de artigos sobre a tradição marxista; financeirização das relações sociais; reforma do Estado; previdência pública e privada; serviço social e políticas sociais.

20h45 -Debates

-----------------------------------------------------------------------------------------
Data: 11/06/2010 (MANHÃ)

09h:30 às 12h00 - MINI-CURSOS

MINI-CURSO "SEGURIDADE: ASSISTENCIA SOCIAL"
Neiri Bruno Assistente Social, doutoranda, experiência na gestão da política de assistência social na Prefeitura de São Paulo e em projetos de assessoria.
Ementa: O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como sistema público de gestão da Assistência Social e parte do sistema de proteção social brasileiro. Elementos históricos e matrizes legais e conceituais da Política de Assistência Social. Benefícios e serviços socioassistenciais.

MINI-CURSO "FAMÍLIA, RELAÇÕES SOCIAIS E DIREITOS INTERGERACIONAIS"
Marcelo Gallo: Assistente Social, mestre e doutorando em SS, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família da Faculdade de Mauá - FAMA, pesquisador do NEPSAS, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social.
Ementa: A origem da família, do estado e da propriedade privada; a família como expressão da contradição entre capital e trabalho; violências e família; família como sujeito político.

MINI-CURSO "ÉTICA E DIREITOS HUMANOS"
Maria de Jesus Assis Ribeiro, mestranda em Serviço Social, Assistente Social com experiência na área de saúde, assistência social, criança e adolescente e conselhos de direitos. Militante de base do CRESS-SP, e membro da Coordenação da COFI-CRESS-SP.
Ementa: Apreensão sócio-histórico e política da ética como valor humano e profissional. Propiciar uma reflexão crítica sobre os fundamentos da ética e sua relação com os princípios do Código de Ética Profissional das(os) assistentes sociais. Ampliar o debate sobre ética e direitos humanos para a dimensão da defesa da garantia dos direitos sociais, para enfrentamento das discriminações de natureza étnica, identidade de gênero, classe social, etc., localizando situações no cotidiano do exercício profissional.


MINI-CURSO "ESTÁGIO E SUPERVISÃO"
Rodrigo José Teixeira, assistente social, mestre em Serviço Social, docente do curso de Serviço Social da FMU.
Ementa: O Estágio Supervisionado como lugar privilegiado da formação profissional. Concepção de Estágio e de Supervisão de campo e acadêmica. O debate sobre a Lei 11.788/08, a resolução do CFESS/CRESS 533 e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS. Os debates atuais e as principais polêmicas.


MINI-CURSO "MOVIMENTO E LUTAS SOCIAIS"
Eloísa Gabriel, Assistente Social, Mestra em SS, Diretora do CRESS-SP, coordenadora do Núcleo metropolitano de Gênero, Docente da Faculdade de Mauá, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Doméstica de Diadema "Casa Beth Lobo", Ex diretora da Central de Movimentos Populares e militante do Movimento de Mulheres. Mestra em Serviço Social, Diretora do CRESS, Professora da Faculdade de Mauá, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Doméstica de Diadema "Casa Beth Lobo", Ex diretora da Central de Movimentos Populares e militante do Movimento de Mulheres.
Ementa: Quem somos o que é articulação dos movimentos sociais, quais campos de atuação dentro das políticas públicas têm hoje e como as lutas sociais serão fortalecidas sem perder a particularidade de cada movimento.


MINI-CURSO "PRÁTICA PROFISSIONAL E DIREITOS LGBT: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO"
Marcos Valdir, assistente social, mestre em Serviço Social, docente do curso de Serviço Social, supervisor técnico na Fundação CASA, coordenador da Seccional do CRESS de São José dos Campos.
Ementa: Refletir sobre os Direitos Humanos com ênfase em direitos LGBT e a prática profissional do assistente social nos diversos espaços sócio-ocupacionais, perpassando pelo debate e efetivação do projeto ético-político profissional.


MINI-CURSO "CRISE DO CAPITAL E A CENTRALIDADE POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA"
Gecira Di Fiori assistente social, mestre em Integração Latinoamericana, doutoranda de SS e pesquisadora CNPq.
Ementa: Reflexões sobre a historia das Internacionais e a influência do pensamento marxista ocidental; a centralidade política da classe trabalhadora; o Serviço Social na conjuntura atual de crise do capitalismo.


MINI-CURSO "CONTROLE SOCIAL"
Givanildo Manoel da Silva, Educador, militante do movimento social de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescente e do Tribunal Popular: o estado brasileiro no banco dos réus.
Ementa: Reflexões sobre a constituição do estado moderno; a introdução de mecanismos de participação popular na decisão e controle das políticas públicas; a importância dos movimentos sociais no processo de controle social sobre o estado.

MINI-CURSO "MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL (MESS): UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO E AÇÃO PROFISSIONAL"
Fernanda Galhardo Carpanelli - Estudante de SS - atuação Coordenação Regional do MESS - Região VII - Capital
Talita Luzia Tecedor - Estudante de SS - Ex-Coordenação Regional do MESS - Região VII - Capital
Ementa: Conhecer a trajetória do movimento estudantil em Serviço Social nos ajuda a acompanhar as principais conquistas desta profissão - sua contribuição na defesa do Projeto Ético Político profissional. Muitas vezes o período de militância para o estudante se apresenta como o primeiro espaço para seu protagonismo, servindo como exercício para os desafios que a atual conjuntura projeta no cotidiano do trabalho profissional. Como encarar esse protagonismo sem confundi-lo como um atestado de "bom profissional" assim que se conclui a graduação? Como compreendê-lo enquanto espaço de extensão no processo de formação profissional?

-----------------------------------------------------------------

Data: 11/06/2010 (TARDE)

14h às 17h - SESSÕES TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

SESSÃO TEMÁTICA: "FAMILIA, RELAÇÕES SOCIAIS"

SALA I
Mediadora: Eunice T. Fávero, Dra em SS, docente da UNICSUL e diretora da AASPTJ-SP
Coordenação: CRESS-SP

SALA II
Mediadora: Elisabete Rosa, Dra em SS, docente da UNICSUL
Coordenação: CRESS-SP

SESSÃO TEMÁTICA: "SEGURIDADE SOCIAL"

SALA I
Mediadora: Maria Lúcia, Docente da FMU e pesquisadora, representante da ABEPSS
Coordenação: ENESSO

SALA II
Mediadora: Marlene Merisse, Docente e consultora em SS, Conselheira Cress-SP e coordenadora do Núcleo metropolitano de Assistência Social
Coordenação: ABEPSS

SESSÃO TEMÁTICA: "QUESTAO URBANA, AGRARIA, AMBIENTAL"
Mediadora: Tânia Diniz: Dra em SS, docente e Conselheira CFESS
Coordenação: ABEPSS

SESSÃO TEMÁTICA: "ETICA E DIREITOS HUMANOS"
Mediadora: Terezinha de F. Rodrigues, Dra em SS, docente e Coordenadora da Comissão Permanente de Ética.
Coordenação: ENESSO

SESSÃO TEMÁTICA: "PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO E PERMANENTE"
Mediador: Rodrigo Teixeira, Assistente Social, MS em SS, docente em SS, representante da ABEPSS.
Coordenação: CRESS-SP

SESSÃO TEMÁTICA: "ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS, RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL"
Mediadora: Mauricléia S dos Santos, AS da área da Habitação, MS em SS, docente em SS, militante de base do Cress/Núcleo metropolitano de Desenvolvimento Urbano
Coordenação: ABEPSS

SESSÃO TEMÁTICA: "MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS"
Mediador: Wagner Hosokawa, Assistente Social, Secretário Municipal de AS em Guarulhos, Conselheiro Estadual CRESS-SP
Coordenação: ENESSO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Data: 12/06/2010

9h00 às 12h00 "Tendências nos espaços sócio-ocupacionais, desafios e construções democratizantes na luta por direitos"
Raquel Raichelis Degenszajn, AS graduada pela PUC-SP mestre e doutora pela mesma universidade. Professora assistente-doutor do Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da PUCSP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em SS, pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da PUCSP (ex-IEE), nas áreas de gestão pública e políticas sociais/ política de assistência social, consultora no campo da gestão pública.
Damares Pereira Vicente, AS, Especialista em Saúde Pública. Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. AS aposentada da Secretaria Municipal da Saúde - SMS/PMSP. Professora e atual Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Serviço Social do Complexo Educacional-FMU.
Coordenação: CRESS


14h00 às 17h00 "Socialismo ou Barbárie: contradições, mediações e Serviço Social"
Prof. Dr. Francisco M. de Oliveira, Sociólogo, Prof. Titular da Universidade de Sao Paulo -USP, autor dentre outras publicações: "Crítica à Razão Dualista. O Ornitorrinco"; " O Elo Perdido: Classe e Identidade de Classe", membro do Conselho Editorial da Revista Margem Esquerda

http://www.cress-sp.org.br

Nenhum comentário: