Infância Urgente

quarta-feira, 12 de março de 2008

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes aumentaram até 743% no Carnaval 2008

As denúncias de violência contra crianças e adolescentes aumentaram até 743% nas cidades que receberam a campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2008. É o que mostra levantamento do Disque 100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). Fortaleza foi a recordista com 295 ligações e crescimento de 743%, comparado com o mesmo período de 2006, quando foram registradas 35 denúncias. Porto Alegre ficou em segundo lugar no ranking com aumento de 117% no total de denúncias. Manaus ficou em terceiro lugar com alta de 100%. Salvador teve elevação de 80%; São Paulo de 64%, Rio de Janeiro de 15% e Recife de 12%.

Desde que a SEDH assumiu o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 100, em 2003, o número de denúncias não para de crescer. Enquanto em 2003 a média diária era de 12 denúncias, em 2007 esse número chegou a 68, com picos de mais de 100 denúncias por dia nos últimos meses do ano. No entanto, no período do Carnaval, a tendência do serviço é ter o número de ligações reduzidas.

Assim, desde 2006 a SEDH realiza campanhas de enfrentamento à violência sexual no período do Carnaval. Em 2006 e 2007 isso significou um aumento expressivo no número de ligações e denúncias, porém nenhuma campanha teve resultados tão positivos quanto a de 2008.

“O aumento é resultado da divulgação do Disque 100 em todo o país, da parceria com atores dos estados e municípios e da consciência da população”, afirma Leila Paiva, coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Segundo ela, a população se sente mais responsável pela proteção de crianças e adolescentes contra violência sexual.

“O aumento no número de denúncias de exploração sexual mostra que, cada vez mais, as pessoas se revoltam com a comercialização de crianças e adolescentes para fins sexuais”, avalia Leila.

A campanha foi realizada pela SEDH, em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Ministério da Justiça, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal SEST/SENAT, além dos parceiros nos estados e municípios.

O Disque 100 é executado pela SEDH em parceria com a Petrobras e com o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Nenhum comentário: