Infância Urgente

segunda-feira, 24 de março de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 10

Menores da Fundação Casa se rebelam
Adagoberto Baptista
(18/03/2008) - Um motim, seguido de plano de fuga, deixou tensa a situação no Internato Jequitibá, uma das unidades da Fundação Casa, ex-Febem, de Campinas. Cinqüenta internos, sendo 12 deles com 18 anos completos, fizeram a rebelião, que começou com quebra-quebra em salas de aula, na tarde de segunda-feira. Um grupo também conseguiu pular o alambrado, mas foi detido no lado da Rua José Perina, no Jardim São Vicente, região Sudoeste de Campinas. O internado é a unidade em que os adolescentes permanecem mais tempo, após decisão judicial sobre seus casos - é como se fosse o "cumprimento de pena".
Todos os envolvidos na rebelião foram identificados. Um deles, que "puxou" o motim, já tem dois irmãos presos - Oswani e Vlademir, apontados como autores do assassinato do sargento da Polícia Militar Alcântara. O pai dele também está preso. Este adolescente já tem várias passagens policiais, por porte de arma a roubos. Outro líder da rebelião foi apontado, na Polícia, como Michel Salustiano, de 18 anos, que já em 2003 havia sido apreendido por roubo e dirigir sem carteira nacional de habilitação. Ele possui 15 ocorrências policiais em 5 anos. Na última sexta-feira, uma blitz no Internato Jequitibá levou funcionários a encontrar porções de maconha na unidade. Este "pente-fino", segundo informações chegadas para a Polícia, pode ter "esquentado" o plano de fuga.
A confusão no Internato Jequitibá, localizado na Rua José Perina, começou às 16h. Durante período em que estavam em salas de aulas, os internos partiram para o quebra-quebra. Acertaram lâmpadas e carteiras. Depois, partiram para cima de agentes de segurança. Uma quantidade de interno correu para o pátio, a fim de alcançar o alambrado e, conseqüentemente, a rua. "Ouvi muito barulho, como fazia tempo que não tinha. Vi uns moleques pendurados no alambrado" , contou uma morada das imediações. Viaturas da Polícia Militar foram acionadas para o local e bloquearam parte da rua.
Cinqüenta rapazes foram identificados como participantes da rebelião, conforme levantamento da Polícia registrado na Delegacia da Infância e Juventude (DIJ) de Campinas. Menores envolvidos com o tráfico de drogas e os roubos representam maioria no Internato Jequitibá, conforme uma fonte da reportagem. O plano de fuga seria para devolver parte destes adolescentes aos traficantes, conforme alguns policiais avaliaram.

www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=221354

Nenhum comentário: