Infância Urgente

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

As mães das favelas: Criminosas por dar à luz ‘criminosos’

06 de agosto de 2008

Durante um debate sobre segurança pública promovida pelo jornal carioca Extra, o atual Secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, disse que "[O Rio vive] uma cultura [da violência] que o marginal traz do ventre da sua mãe". O mesmo que dizer que as favelas são verdadeiras fábricas de marginais, sendo as maiores culpadas as mulheres por terem filhos que já "nascem" marginais.

Para o secretário, o criminoso, vale dizer, o criminoso de baixo calibre, já que os grandes criminosos, que roubam milhões da população estão principalmente no Congresso Nacional, nasce "do ventre da sua mãe". Seria necessário então realizar uma limpeza nas favelas?

É evidente o caráter racista de tal declaração, que coloca o gravíssimo problema social existente no País de escanteio, para procurar fazer crer que a população das favelas e periferias, submetidos a péssimas condições seriam criminosos inatos, o que, é desnecessário dizer, é absurdo, uma vez que são em sua grande maioria trabalhadores, sendo os tais criminosos uma ínfima minoria da população.

O que dizer então dos políticos, juízes e empresários que, em proporção muitas e muitas vezes superior roubam, juntos, bilhões do dinheiro da população?Essa declaração visa criar um clima de histeria contra a população pobre que não permita reação, como a que vem acontecendo, contra a ocupação das favelas pela polícia, Força Nacional de Segurança e o próprio Exército.

Há ainda outro ponto. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (Cesec), somente nos sete meses deste ano, 649 pessoas foram mortas pela polícia - dado mais alto do que os registrados nos conflitos da Palestina. Nos EUA, país onde a polícia é famosa por ser a mais violenta do mundo, a média é de 300 mortes por ano.

As mulheres e mães do Rio de Janeiro receberam a letra escarlate do secretário assassino, o homem com menos moral para falar de violência no País. Sob a sua chefia, jovens e trabalhadores são assassinados pela polícia todos os dias. A chacina se tornou tão evidente que recentemente vêm à tona uma série destes assassinatos a sangue frio, tal como aconteceu com o menino João Roberto e o administrador de empresas, Luiz Carlos Soares, morto ao ser confundido com o seu próprio seqüestrador.

Organizações feministas repudiaram veementemente as declarações de Beltrame e lançaram um abaixo assinado com o apoio de todas as mulheres e mães das favelas e periferias do Brasil, mulheres trabalhadoras.

É assim que a burguesia trata a população. Confinam os trabalhadores nas favelas e os tratam como animais, violentando-os e reprimindo-os.

Fonte: Correio dos Trabalhadores

Nenhum comentário: