Infância Urgente

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Rapaz que fez turista refém no Guarujá nasceu dentro do presídio

Eric Fujita, Diário de S.Paulo

SÃO PAULO - A família do jovem que se matou após manter uma turista refém na Praia da Enseada, no Guarujá (Baixada Santista), pediu desculpas à vítima após identificar o corpo no Instituto Médico Legal (IML). Jhonatan Lopes dos Santos, de 19 anos, rendeu a auxiliar de enfermagem Lilian Souza de Oliveira Crochi, de 29 anos, por mais de
três horas sob a mira de um revólver calibre 32, na última sexta-feira. Segundo os parentes, o rapaz tinha envolvimento com drogas e passou por centros de ressocialização.

Jhonatan nasceu dentro do Presídio Feminino da capital, na época em que sua mãe cumpria pena. Criado pelos tios, se envolveu com as drogas ainda na adolescência. E, depois de muitas tentativas de se livrar da dependência, passou a praticar roubos como forma de sustentar o vício ainda em Taquaritinga, onde viveu com a família.
- Pedimos desculpas porque ela não merecia passar por isso durante as férias na praia. Não temos culpa de nada porque tentamos dar instrução para ele, mas infelizmente não conseguimos - lamentou.

Jhonatan foi enterrado neste domingo no Cemitério Municipal do Jardim da Paz, no Guarujá. De acordo com a Polícia Civil, ele não tinha antecedentes criminais. O tio dele, o operador de máquinas Reginaldo Adriano Marques, contou que o sobrinho freqüentou um centro para menores em Sertãozinho, no interior, e a Fundação Centro de
Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (Casa, a antiga Febem) do Tatuapé.
O tio contou que a família soube do crime pelos telejornais.

- Tomamos um susto quando vimos na TV. Nunca imaginamos que ele teria coragem de fazer uma coisa dessas. Chegamos a arrumar até um emprego para ele quando saiu do centro de ressocialização. Ele se mudou com uma namorada para Limeira e nunca mais tivemos contato - relembrou. Assim, a família ficou sem notícias dele por quatro meses, até descobrir que estava no Guarujá pelos telejornais.

Na noite de domingo, após sair de um culto da igreja que freqüenta, Lilian Souza de Oliveira Crochi ficou contente ao saber que o rapaz que a fez refém no Guarujá tinha sido identificado. E respondeu positivamente ao pedido de desculpas feito por Reginaldo Adriano Marques, tio do seqüestrador Jhonatan, que estava acompanhado por sua mulher, Rosemeire.
- Claro, pois dentro de mim, já o tinha perdoado - disse a auxiliar de enfermagem.
- Eu gostaria muito de ter encontrado com eles (os familiares do rapaz). Teria a chance de contar quais foram as últimas palavras que o Jhonatan me disse antes de morrer. Uma das coisas foi que ele jamais me faria mal - recordou Lilian.

fonte:
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/08/04/rapaz_que_fez_turista_refem_no_guaruja_nasceu_dentro_do_presidio_feminino_da_capital-547555866.a

Nenhum comentário: