Infância Urgente

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bombeiros e Defesa Civil não chegam no Largo da Batalha, em Niterói

por Viviane Oliveira
Vila do João | RJ








O temporal da última segunda-feira, 05 de abril, que atingiu o Rio de Janeiro, deixou um rastro de destruição na região oceânica de Niterói. Até hoje, 08 de abril, a Defesa Civil não chegou ao local e os moradores estão sem luz desde o temporal.
O local conhecido como Garganta, no Largo da Batalha, teve cerca de 20 casas soterradas e segundo os moradores muitas pessoas morreram. “Os bombeiros estiveram aqui na terça-feira e disseram que não podiam fazer nada porque não tinham carros. Eles devem ter mandado todos para a casa do velejador Torben Grael que vive na parte rica de Niterói”, desabafa a Cientista Social Luane Bento dos Santos, 26 anos, moradora do local.
Luane relata também que em sua casa estão abrigadas duas famílias que perderam tudo, inclusive parentes. São os próprios moradores que estão encontrando os corpos. “ A terra arrastou alguns corpos para o valão, mas ainda tem muita gente lá embaixo. Precisamos de ajuda urgentemente”.
O posto de saúde da comunidade, que sempre recebe os desabrigados, já que enchentes e desmoronamentos são frequentes no local, desabou e uma escola municipal que também poderia servir como abrigo corre o risco de desmoronar.
Em todo o Estado, a Defesa Civil contabiliza 113 mortos, mas este número pode subir, já que os trabalhos de resgate continuam.

Nenhum comentário: