Infância Urgente

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atividades em cemitério ajudam as crianças a lidar com a perda de parentes

PABLO SOLANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As crianças que visitaram o cemitério Primaveras, em Guarulhos (Grande SP), puderam participar de uma oficina de desenhos e cartas no Dia de Finados.
A atividade seguiu um exemplo do filme "Marley e Eu", segundo a psicóloga Lélia Faleiros, especialista em luto infantil.
A oficina foi pensada para garantir às crianças uma forma de abordar a morte, segundo a psicóloga. "Emoção que não tem expressão vira depressão", afirma.
As crianças assistiram a trechos do filme antes de desenhar e escrever. A ideia era que elas pudessem oferecer o material produzido da mesma forma que os adultos depositam flores em jazigos.
Para evitar que as folhas voassem com o vento, as crianças eram instruídas a utilizar cataventos distribuídos na portaria do cemitério. O cabo do brinquedo poderia servir para prender as mensagens na frente da sepultura.
O cemitério também promoveu ontem uma apresentação de harpa durante a tarde. Na noite anterior, o Primaveras havia realizado uma cerimônia para acender 500 velas por quatro atores caracterizados como estátuas.
Os 22 cemitérios e o crematório municipais foram visitados ontem por 1,4 milhão de pessoas, segundo o Serviço Funerário de São Paulo.
O cemitério mais visitado foi o de Vila Formosa (zona leste), com 350 mil pessoas nos três dias.

Nenhum comentário: