Infância Urgente

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Niterói: Pesquisa da UFF sobre violência contra as crianças é premiada

O núcleo de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (Uff), acaba de faturar o segundo lugar no prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, com a pesquisa “Violência intrafamiliar contra criança e adolescente: uma análise do município de Niterói”. O trabalho faz parte de um projeto maior que começou há dois anos chamado “Violência Silenciada: criança e adolescente”, coordenado pela professora Nivia Vasconcellos Barros que vai até 2011 e mantém 12 bolsistas. Até agora três livros foram publicados.

“Intrafamiliar diz respeito a qualquer pessoa que seja próxima da família, que não seja estranho. Queremos começar a próxima década com um banco de dados com 25 mil fichas de casos relatados no Conselho Tutelar de Niterói (fonte da pesquisa)”, explica a professora Nivia, que conseguiu financimento para pesquisa através de edital da Faperj, para jovens cientistas.

Ano passado foram registrados 1.034 casos no Conselho Tutelar. Em 2009, até o momento 1003. O banco de dados ficará acessível para futuros pesquisadores de várias áreas e dará um panorama da situção da violência infantil em Niterói. As fichas contém dados como: tipo de agressão, agressor, relatos dos conselhos. Os tipos de violência analisados são exploração e abuso sexual, violência física, negligência e abuso psicológico. A professora diz que o número de casos relatados ao conselho tem aumentado, mas isso não quer dizer que a quantidade de abusos tenha crescido.

O projeto também ministra cursos para capacitar pessoas que lidam com crianças e adolescentes vítimas de abuso. Nivia diz que o trabalho do conselho tutelar é bom, mas os encaminhamentos posteriores são precários.

“O hospital encaminha a criança ou adolescente para o conselho que direciona à uma casa de passagem onde fica no máximo 48 horas. Depois disso ele não tem acompanhamento. Ainda há um déficit na rede de serviços”, analisa a professora.

Fonte. S. Gonçalo On-line.

Nenhum comentário: