Infância Urgente

sábado, 14 de novembro de 2009

Noticias da Paraiba

Estou na Paraíba, ontem acabei uma série de atividades que vim participar aqui na cidade de Patos.

Ontem especificamente foi uma formação mais técnica, para discutir o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente e a Doutrina da Proteção Integral.

Participaram pessoas de diversas cidades do Sertão da Paraíba, principalmente Conselheiros Tutelares. O seminário e formação foram muitos ricos, estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas, que demonstra a necessidade de se discutir, formar e que mais momentos formativos são fundamentais para avançar na efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Uma questão me chamou a atenção, as drogas tem sido o principal problema, mas agora com um agravante, o Crack chegou com força por essas bandas e tem sido o principal responsável pelo aumento da violência e as pessoas estão sem saber que fazer, pois nunca se depararam com uma droga tão devastadora em todos os sentidos!

Infelizmente, não tem saída imediata, tem a construção de possibilidades, que exige primeiro, mobilização pesada da sociedade civil e segundo, grande vontade politica. Qualquer ação que se faça para necessariamente por uma implicação profunda do Poder executivo nas diversas instâncias, com as diversas secretarias (saúde, educação, trabalho, segurança etc).

É um desafio a se perseguir pelas bandas de cá e tantas outras do país.

Nenhum comentário: