Estou na Paraíba, ontem acabei uma série de atividades que vim participar aqui na cidade de Patos.
Ontem especificamente foi uma formação mais técnica, para discutir o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente e a Doutrina da Proteção Integral.
Participaram pessoas de diversas cidades do Sertão da Paraíba, principalmente Conselheiros Tutelares. O seminário e formação foram muitos ricos, estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas, que demonstra a necessidade de se discutir, formar e que mais momentos formativos são fundamentais para avançar na efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes.
Uma questão me chamou a atenção, as drogas tem sido o principal problema, mas agora com um agravante, o Crack chegou com força por essas bandas e tem sido o principal responsável pelo aumento da violência e as pessoas estão sem saber que fazer, pois nunca se depararam com uma droga tão devastadora em todos os sentidos!
Infelizmente, não tem saída imediata, tem a construção de possibilidades, que exige primeiro, mobilização pesada da sociedade civil e segundo, grande vontade politica. Qualquer ação que se faça para necessariamente por uma implicação profunda do Poder executivo nas diversas instâncias, com as diversas secretarias (saúde, educação, trabalho, segurança etc).
É um desafio a se perseguir pelas bandas de cá e tantas outras do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário