Infância Urgente

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cuidado com as fotografias enviadas por telemóvel

Adolescentes não estão conscientes dos riscos

A difusão de fotografias pessoais através de sites e telemóveis tem riscos de que os adolescentes não estão conscientes, diz a investigadora Cristina Ponte, alertando para os perigos de um novo fenómeno associado à utilização da Internet e das novas tecnologias: o «sexting».

«Há um risco que deve ser mais consciencializado de que aquilo que se envia em formato digital, como a fotografia, para outra pessoa pode vir a ser colocada na Internet e ter um carácter público, porque muitas vezes os jovens especialistas no uso das tecnologias não têm a noção da fronteira entre o público e o privado», disse à Lusa a investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a propósito do Dia Europeu da Internet Segura, que se assinala terça-feira.

Cristina Ponte, que é a coordenadora do EU Kids Online Portugal, um projecto europeu que desde 2006 analisa a utilização da Internet, telemóvel e outras tecnologias em linha por parte das crianças, alerta para um fenómeno sobre o qual «se fala poucas vezes», mas que «existe» e «começa a preocupar».

«São as fotografias pessoais enviadas pelos jovens por telemóvel e que depois acabam no YouTube», disse, acrescentando que este fenómeno se chama «sexting» (palavra inglesa que faz uma combinação entre sexo e mensagem por telemóvel).

A investigadora sublinhou que «são fotografias trocadas por jovens que têm uma relação de namoro e, por vezes, quando a relação acaba as fotografias ficam no YouTube e [são] usadas como uma forma de pressão psicológica».

Cristina Ponte defendeu que é necessário investir em informação e formação em matéria de segurança para proporcionar aos adolescentes «meios para terem um uso responsável e seguro» dos suportes digitais.

«Não é na perspectiva de não fazerem uso das tecnologias e do digital para não correrem riscos, mas sim na perspectiva de terem uma atitude consciente», afirmou.

Apesar de os pais serem os primeiros responsáveis pelo «bem-estar da criança», a investigadora considerou que «é importante que as indústrias que intervêm neste campo proporcionem formas de segurança».

A forma de lidar com as imagens que circulam online e, consequentemente, com as questões de privacidade em ambientes digitais é um dos temas que estará em debate terça-feira, em Lisboa, numa conferência para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura.

Organizada pela Plataforma Internet Segura, a iniciativa contará com a presença de representantes de operadoras de telemóveis, de motores de busca da Internet e da Polícia Judiciária e do responsável pelo site Miúdos Seguros na Net.

Fonte: TVI 24

Nenhum comentário: