Infância Urgente

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Presidente da CPI critica descaso com crianças desaparecidas

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), criticou nesta quinta-feira o fato de que o país já dispõe de um cadastro único decarros roubados, mas não de crianças e adolescentes desaparecidos.

"Se um carro é roubado em Minas Gerais, pode ter certeza de que lá no Rio Grande do Sul eles sabem que ele foi roubado. Mas de uma criança que desapareceu em Luziânia (GO), a Bahia não sabe", disse, ao falar sobre desaparecimento de seis adolescentes no município goiano no mês passado. "Podem ficar sabendo pela mídia, mas não por um cadastro", afirmou.

Após entregar um requerimento pedindo a participação da Polícia Federal nas investigações atualmente coordenadas pela Polícia Civil de Goiás, a deputada afirmou não descartar a possibilidade de uma investigação paralela pela CPI, caso o requerimento não seja aceito.

"A participação da Polícia Federal depende da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Acreditamos que não é nenhuma interferência, mas um auxílio, uma ajuda", disse. A parlamentar adiantou que vai pedir a participação do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do secretário executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto, em nova audiência pública, na próxima semana.




Agência Brasil

Nenhum comentário: