Infância Urgente

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Senado aprova busca imediata de criança desaparecida

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a busca imediata pela polícia de criança ou adolescente desaparecido. A autoridade policial, assim que souber do desaparecimento, deve dar início às investigações e informar os dados de identificação da criança ou do adolescente à Polícia Rodoviária, aos portos, aos aeroportos, às companhias de transportes etc., segundo informações da Agência Senado.

O projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) tem caráter terminativo, por isso não vai passar por votação em plenário e segue diretamente para a Câmara.

Atualmente, não existe norma legal sobre o assunto, mas geralmente a autoridade policial espera 24 horas para registrar o desaparecimento e tomar as providências para investigação. O projeto de Simon altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está sendo reapresentado - o texto foi rejeitado anos atrás pela Câmara dos Deputados.

Muitos senadores, ao discutir projeto, lembraram que a aprovação coincide com o episódio do desaparecimento de seis jovens em Luziânia (GO), há cerca de dois meses.
Confira também

Agência Senado

Nenhum comentário: