Infância Urgente

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Irmão de morto pela PM do Rio sofre ameaça

Taxista teve para-brisa atingido por tiro e hoje mora fora da cidade; parentes também se dizem intimidados

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Um ano depois de ter o irmão morto por policiais militares no Rio, o taxista Josilmar Macário dos Santos, 46, sofre com ameaças desde que o Ministério Público denunciou os PMs.
Na sexta-feira, ele teve o vidro de seu táxi estilhaçado na direção da cabeça enquanto passava próximo ao túnel Santa Bárbara, no centro. Segundo a perícia, o carro foi atingido por um tiro. A bala ricocheteou e não ultrapassou o para-brisa.
Esta seria a terceira ameaça contra a família do lanterneiro Josenildo dos Santos, morto em abril de 2009 durante uma operação da polícia no morro da Coroa, no centro do Rio.
Josenildo cuidava de uma horta comunitária na favela no dia em que policiais fizeram uma operação contra o tráfico de drogas. Outras cinco pessoas, apontadas como traficantes de drogas pela polícia, foram mortas na ação.
Segundo testemunhas ouvidas na Justiça, ele foi morto desarmado. Laudo aponta que o disparo foi feito na nuca.
Os policiais militares Vagner Barbosa Santana, Carlos Eduardo Virgínio dos Santos, Jubson Alencar Cruz Souza e Leonardo José de Jesus Gomes foram denunciados pela Promotoria por homicídio doloso (intencional) das seis vítimas. Eles negam o crime e afirmam que houve confronto.
Em outro episódio, a irmã de Josenildo conta que no dia 8 de março, em uma operação policial no morro da Coroa, sua casa foi invadida por PMs.
"Eles disseram que se eu estivesse na rua eu teria morrido. Entendi como um recado. Dentro de casa eles não teriam como fazer nada. Na rua poderiam dizer que foi bala perdida", diz ela, que pede para não ter o nome publicado. O caso foi registrado na Corregedoria, sem conclusão do inquérito.
Nos dias 30 de abril e 1º de maio, o taxista diz que PMs arrancaram, sob ameaças, cartazes de um protesto contra a violência, que seria feito no dia 2.
A PM afirma que desconhece as ameaças. Diz ainda não ter visto "indícios de cometimento de crimes por parte dos policiais militares". O advogado dos policiais não foi localizado para comentar o caso.
Após o tiro que atingiu seu carro, Josilmar tentou ser incluído no Programa de Defensores de Direitos Humanos do governo federal. Após encontro com o ministro Paulo Vanucchi, lhe foi oferecido o Programa de Proteção à Testemunha, o que ele recusou por ser exigido que se afastasse do local onde vive e não se expusesse.
"Assim quem vai estar preso serei eu, não os policiais que cometeram o crime. É uma inversão de valores", diz Josilmar, que vive desde sexta na casa de amigos fora do Rio. Desde o início das ameaças, três dos nove irmãos de Josenildo saíram do morro da Coroa.

Nenhum comentário: