Infância Urgente

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Favela do Metrô mais uma vez ameaçada pelo Choque de Ordem

A Favela do Metrô, que se localiza próxima à estação de trem da Mangueira e da Uerj, no bairro do Maracanã, vem sofrendo com as ameaças de remoção feitas pela prefeitura. Há alguns meses, os moradores da comunidade tiveram suas casas marcadas por funcionários da secretaria de habitação e também da subprefeitura da Zona Norte. Segundo informam os moradores, o subprefeito teria dito, em certa ocasião, quando questionado sobre os procedimentos da prefeitura, que as opções dos moradores seriam "abrigo, indenização ou rua". Após isso, frequentemente funcionários da prefeitura vão à localidade pressionar os moradores, tentando convence-los a sairem de suas casas e aceitar a "alternativa" de um apartamento no bairro de Cosmos. Entretanto, os moradores locais iniciaram um mobilização, organizaram-se e estão lutando pelo seu direito de moradia e de permanecerem no local em que moram. Juntaram-se à outras comunidades e ao Conselho Popular e também à Pastoral de Favelas, além de contarem com o apoio e o trabalho do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública. Ontem, dia 20, os moradores realizaram um pequeno protesto próximo à entrada da comunidade, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que passavam na rua e nos carros.

Contudo, as ameaças continuam. A subprefeitura da Zona Norte informou que encaminhará uma equipe do Choque de Ordem à comunidade, com a intenção de obrigar algumas pessoas a saírem.

Contra mais essa absurda ameaça, os moradores organizarão uma resistência, junto com o Conselho Popular e outros movimentos sociais, na próxima quinta-feita (data prevista para a ido da equipe do Choque de Ordem), às 09hs.

Os moradores contam com a colaboração de todos.

Local: Favela do Metrô, próximo a estação de trem da Mangueira, ao lado da Rua São Francisco Xavier e perto da Uerj.

Horário: 09hs

Comissão de Comunicação da Rede contra Violência

Nenhum comentário: