Infância Urgente

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Daniel Bensaid, Presente!(1946-2010)


Faleceu hoje Daniel Bensaid, filósofo e militante político. Nascido em Toulouse há 64 anos, foi um dos dirigentes mais destacadas do Maio de 68, sendo um dos iniciadores do Movimento 22 de Março, ao lado de Cohn Bendit e de outros activistas. Fundador da LCR francesa e depois do NPA (Novo Partido Anticapitalista) , Bensaid acompanhou directamente a revolução portuguesa colaborando com a LCI e PSR e participando em comícios e outras actividades políticas nos anos de 1974 e 1975 e posteriores. Teve uma intensa cooperação com o Bloco de Esquerda desde a sua criação.

Publicou vários livros de ensaio político, de debate e de filosofia, sobretudo sobre Karl Marx, Walter Benjamim e o pensamento socialista contemporâneo, e afirmou-se como um dos mais importantes pensadores revolucionários dos anos do combate ao Império, à guerra e ao liberalismo selvagem que é o capitalismo realmente existente.

Francisco Louçã

Daniel Bensaïd sabia distinguir "a ilusão política (que atinge direcções políticas autistas e auto-suficientes, com a ideia de que a sua posição cimeira no plano político permite uma visão de conjunto que escapa aos activistas sociais, que atinge partidos com intenções dirigistas e controleiras a respeito dos movimentos sociais, que acaba por sacrificar o plano da luta social ao plano do combate político-partidário) e a ilusão social (que atinge movimentos sociais, sobretudo as novas teorias da alterglobalização, que acham arcaico e/ou inerentemente conspurcado o plano partidário e o Estado). A esquerda grande é, mais do que a que junta várias partes do espectro político, aquela que estabelece uma dialéctica prática e aberta entre as várias esquerdas sociais em si e entre estas e as esquerdas políticas."

Carlos Carujo na esquerda net

Daniel Bensaïd, um dos fundadores da Liga Comunista Revolucionaria (LCR-França) e que se engajou ativamente na criação do NPA de Olivier Besancenot faleceu hoje de manhã, depois de uma longa efermidade, segundo o NPA.

Bensaïd foi um dos teóricos do movimento trotskista na França. Militante revolucionario fundou a JCR (Jeunesse communiste révolutionnaire) com Alain Krivine en 1966, um dos prinicpais ativistas do movimento de Maio de 68 e depois participou da criação da LCR em 1973. Foi um dos principais dirigentes da IV Internacional (organização comunista trotskista fondada em 1938). Filosofo, lecionava na Universidade de Paris VIII, publicou diversos livros, entre eles "Marx, o intepestivo" e mais recentement, escreveu com Besancenot "Prenons parti pour un socialisme du XXIe siècle" (

Editions Mille et une nuits).

Nenhum comentário: