Infância Urgente

sábado, 14 de junho de 2008

Em São Paulo, faltam 146.834 vagas na educação infantil, segundo a prefeitura

Na cidade de São Paulo, 146.834 crianças esperam vagas em creches e pré-escola, segundo dados da prefeitura paulistana publicados na última sexta-feira (13).

O número, referente ao trimeste janeiro/março, equivale a 36% do quadro de matriculados no ensino infantil do município. É como se toda a população de uma cidade de pequeno porte, como Bragança Paulista (SP), estivesse sem vagas na escola.

A maior parte do rombo está do lado de fora das creches: 93.476 crianças de até 3 anos pediram matrícula no período e não foram atendidas.

O restante do déficit, 53.358 vagas, são de crianças de 4 a 5 anos que tiveram matrícula negada em pré-escola.

No topo da lista dos sem-escola estão os distritos no "pé" do mapa da cidade e dos indicadores sociais. Na zona sul, o Grajaú tem 9.595 crianças esperando vagas (5.003 para creches).

Na seqüência, e na mesma região, vêm Jardim Ângela (déficit de 8.332), Capão Redondo (6.130) e Jardim São Luís (5.806).

Matriculados

Os registros da prefeitura mostram 405.843 matriculados em creches e pré-escolas municipais, as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) no período.

Nas creches, as matrículas chegaram a 96.217, maior número desde junho de 2007, quando os dados passaram a ser publicados.

Mesmo com a expansão das matrículas, o déficit foi o segundo maior desde junho.

O maior rombo foi verificado entre junho-agosto, quando a falta de vagas em creches foi de 157.659, ou 215.579 considerando também as vagas que faltavam na pré-escola.

"A falta de vagas em creches na cidade é ainda maior", estima Salomão Ximenes da ONG Ação Educativa.

"Como sabem que não serão atendidos, muitos pais nem tentar fazer matrícula", diz Ximenes.

O movimento "Creche para Todos", da qual faz parte a ONG e outros setores da sociedade civil, move ação contra o secretário da Educação paulistana exigindo a publicação trimestral dos dados, conforme exige lei municipal assinada pelo ex-prefeito José Serra em 2006.

Outro lado

Nota publicada pela Secretaria Municipal de Educação afirma que "esta gestão aumentou o número de crianças de 0 a 3 anos atendidas na Rede Municipal de Ensino de 64 mil para 98 mil, o que representa um aumento superior a 50%".

A nota da assessoria de imprensa da secretaria ainda diz que "a lei que obriga a publicação trimestral dos dados foi promulgada por esta gestão".

Até a tarde da última sexta-feira, os últimos dados disponíveis no site da prefeitura eram de junho de 2007. A inclusão dos dados dos trimestres julho-setembro, outubro-dezembro e janeiro-março aconteceu depois de a reportagem de UOL Educação procurar a Secretaria Municipal de Educação para comentar processo movido na Justiça que pede a atualização dos dados.

Por 9 meses, Prefeitura de SP "escondeu" déficit de vagas recorde

Bruno Aragaki
Da Redação

Os números do déficit de vagas no sistema municipal paulistano referentes ao período julho/setembro de 2007 foram publicados na última sexta-feira (13) com quase 9 meses de atraso.

Nesse período, chegou a 215.579 o número crianças que não conseguiram matrículas em creches ou pré-escolas na capital paulista - contra os 136.258 registrados no trimestre anterior.

Os dados foram publicados na tarde da sexta-feira, depois de a reportagem de UOL Educação pedir informações sobre processo que corre na 14ª Vara da Fazenda Pública na Capital.

Mandado de segurança aberto em 6 de junho contra o secretário da Educação Alexandre Schneider exigia a publicação dos dados de matrícula e demanda de vagas no município, conforme previsto por lei municipal e descumprido pela prefeitura.

Seis horas depois do primeiro contato com a assessoria de imprensa, a pasta publicou nota em que se dizia que "a notícia da ação movida contra a Secretaria Municipal de Educação causou surpresa" e que "a gestão tem dado total transparência aos seus dados e dialogado com a sociedade sempre que instada".

Nesse meio tempo, foi ao ar link contendo os números exigidos pela Justiça em processo.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/06/14/ult105u6610.jhtm

Nenhum comentário: