Infância Urgente

terça-feira, 24 de junho de 2008

FESTAS JUNINAS


As festas juninas ou joanina assim denominada em homenagem a São João, hoje (24 de junho) alcança seu apíce no nordeste , falo nordeste porque é exatamente aonde essa tradição permanece com muita energia.

Quando era criança diversas eram as histórias cristãs com mistura pagã à cerca das festas juninas eram contadas, mas no imaginário infantil o que fica mesmo é a beleza das cores, a alegria das musicas, o prazer das danças e a delicia das comidas. Também quando acabam os festejos juninos, marcava o inicio das férias escolares(rsrsrs).

Assim que começa a festa de Santo Antonio (13 de junho), as fogueiras começam ser acesas, claro qeu o principal dia está por vir, por isso a animação só anima mais as moças e rapazes, porque é com a festa de Santo Antonio que saberão se pularão as fogueiras sozinhos ou acompanhados.

Quando chega o São João(24 de junho), esse sim é uma animação total as fogueiras todas são acesas as quadrilhas tomam as ruas , praças, clubes, os fogos rasgam os ceús , as comidas mais gostosas e a alegria explodindo.


Quando chega São Pedro (29 de junho) , parece a quarta-feira de cinzas , já estamos querendo que o ano passe logo para chegar essas deliciosas festas de novo, para nos juntar com as pessoas para relembrar quem nós somos nesse mundo!!

Sempre nos dizem que é a festa da colheita,mas nunca lembramos disso,mas quando comemos a Canjica, Munguzá, Pamonha,... Não temos duvida nenhuma.

Nenhum comentário: