Infância Urgente

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Tenente é um dos militares presos por morte de jovens no Rio, diz polícia

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

Um oficial do Exército está entre os 11 militares acusados de terem entregado jovens do morro da Providência a traficantes do morro da Mineira, ambos no centro do Rio e controlados por facções criminosas rivais. Os militares foram presos nesta manhã pela Polícia Civil, segundo a 4ª Delegacia de Polícia (Central), que investiga o caso, após terem mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Além do oficial do Exército, os outros presos são quatro sargentos e seis soldados, de acordo com a 4ª DP. Eles foram presos nesta manhã no quartel do Exército por policiais civis e levados para o 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca (zona norte). A prisão preventiva decretada pela Justiça nesta manhã tem prazo de dez dias.

Os corpos dos três jovens -- David Wilson Florêncio da Silva, 24, Wellington Gonzaga Costa, 19, e Marcos Paulo da Silva, 17-- serão enterrados nesta tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul). Eles foram encontrados mortos ontem no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

Os jovens desapareceram no sábado (14), após serem abordados por militares em uma praça do morro da Providência e levados para um quartel do Exército. No sábado, familiares e moradores do morro protestaram ateando fogo em ônibus de vias próximas à Providência.

O Exército ocupa o morro da Providência desde dezembro de 2007 para garantir a segurança de obras do Ministério das Cidades de reforma de fachadas e telhados da favela. O Exército ainda não se manifestou sobre a decisão da Justiça.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u412848.shtml

Nenhum comentário: