Infância Urgente

domingo, 15 de junho de 2008

ALERTA À MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

ALERTA À MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

NA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS EM SÃO PAULO

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de agosto, acontecerá em São Paulo a VI Conferência Estadual de Direitos Humanos, preparatória à XI Conferência Nacional. Um grande embate com o governo do Estado de São Paulo em relação a regimento, estrutura e coordenação desta Conferência vem travando uma relação mais fluida da sociedade civil neste processo.

Estamos entrando agora na reta final da mobilização, com importantes conquistas que abrem espaço a uma maior participação dos lutadores e das lutadoras pelos direitos humanos em todo o estado.

TODOS/AS ÀS CONFERÊNCIAS REGIONAIS

A partir do dia , inicia o período de realização das Conferências Regionais de Direitos Humanos, que elegem os delegados e as delegadas para a Conferência Estadual. É urgente que mobilizemos as entidades de direitos humanos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil que participam de nossa luta para estas conferências. Veja abaixo o calendário destas Conferências Regionais.

ATENÇÃO PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CAPITAL

No caso da capital, há ainda um desafio importante: dia 18, quinta-feira, às 11h30, na Câmara Municipal de São Paulo, haverá a audiência pública para a definição da comissão organizadora e outras providências para a preparação da Conferência de São Paulo.

COMISSÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA NOSSA ORGANIZAÇÃO

Para ampliar a qualidade de nossa intervenção, indicamos uma comissão de mobilização da sociedade civil composta por um conjunto de entidades que ficará centralizada na sede do Sindicato dos Psicólogos – rua Arruda Alvim, 96 – fone: 11.3062-7486, e-mail: sinpsi@sinpsi.com.br, para onde podem se dirigir as questões, sugestões e demandas das regiões. Indicamos ainda uma comissão que preparará o documento da sociedade civil para debate na Conferência Estadual, que estará disponível a partir do próximo dia 20.

VAMOS ORGANIZAR NOSSOS CONTEÚDOS

É importante lembrar que as delegações eleitas nas Conferências Regionais são compostas por 40% de integrantes de órgãos do poder público e por 60% de representantes da sociedade civil.

Isso significa que a mobilização da sociedade civil e sua unidade de perspectiva política serão elementos de garantia de programas estadual e nacional de qualidade e sintonizados com as lutas históricas dos movimentos de direitos humanos em todas as suas esferas – civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

PARTICIPE DO TEXTO DA SOCIEDADE CIVIL PARA A CONFERÊNCIA

Somente nesta reunião de hoje, temas centrais foram levantados, como a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, a violência do Estado contra o cidadão e a cidadã, em especial a juventude, o combate a toda forma de discriminação, a mercantilização do discurso da sociedade civil, os direitos sociais dos/as trabalhadores/as, as questões da criança e do adolescente, a liberdade religiosa, entre tantos outros que compõem nossa ampla pauta de luta pelos direitos humanos.

Nova reunião da sociedade civil, para aprovação do documento final que apresentaremos para a Conferência Estadual, será realizada no dia 24, às 14h, na sede da Cáritas – rua Venceslau Brás, 78 – 2º andar. Sugestões sobre estes e outros temas podem ser encaminhadas para sinpsi@sinpsi.com.br

PRIORIDADE MÁXIMA ATÉ AGOSTO

De agora até agosto, um período fundamental se abre para a luta por direitos humanos em São Paulo. Para tanto, as Conferências Regionais e Estadual precisam estar na agenda política das entidades comprometidas com essa luta para que os próximos anos possam trazer conquistas ainda maiores aos que já obtivemos.

São Paulo, 15 de agosto de 2008

Pela Comissão de Mobilização:

B’Nai Brith do Brasil – Regional SP

Cáritas Brasileira – Regional SP

Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Gemel – Grupo de Mulheres Ética e Libertação

Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional SP

Movimento Negro Unificado

PRÓXIMAS AUDIÊNCIAS PÚBLICA

DIA 18/06

São Paulo

Horário às 11:30

Local: Câmara Municipal

Com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Dia 20/06

Barretos

Horário: 14:00 h.

Local: Câmara Municipal

DATA DAS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

São Paulo, Franca, Marília, Bauru ,Barretos à definir as datas.

12/7

Ribeirão Preto/Registro

13/7

Araraquara/Sorocaba

19/7

Campinas/Araçatuba

20/7

São José dos Campos

São José do Rio Preto

26/7

Presidente Prudente

Santos

1/8

Suzano

2/8

Guarulhos

2/8

Santo André

2/8

Osasco

Nenhum comentário: