Infância Urgente

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sistema monitorará investimentos governamentais na infância

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a ONG Contas Abertas lançaram no último dia 9 o Sistema de Monitoramento do Investimento Criança (SIMIC). A ferramenta permitirá a todo e qualquer cidadão monitorar os investimentos do governo federal em programas e ações destinados à população infanto-juvenil.



Por meio do SIMIC será possível fazer análises comparativas dos gastos efetuados entre 2006 até setembro de 2008. A cada seis meses, UNICEF e Contas Abertas irão publicar o Boletim Investimento Criança, que trará análises sobre os investimentos e os gastos efetuados pelo governo federal na área.



A ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância apoiará a iniciativa oferecendo um curso presencial para jornalistas para o manejo desta ferramenta, além de lançar em breve um curso à distância sobre o tema Orçamento Público para a Infância.



O SimIC pode ser acessado por qualquer pessoa por meio do endereço eletrônico www.investimentocrianca.org.br. As informações on-line serão atualizadas periodicamente. Tanto o Boletim quanto o Sistema foram desenvolvidos com assessoria da organização não-governamental Contas Abertas. As informações foram obtidas diretamente do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).



Para a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, a iniciativa ajudará o governo a dar maior transparência à sua execução orçamentária destinada à infância, ao mesmo tempo em que fortalecerá a sociedade civil no acompanhamento desses gastos. "Esperamos oferecer um instrumento a mais para contribuir com o Brasil para assegurar com prioridade absoluta os direitos integrais de suas crianças e adolescentes".

Nenhum comentário: