Infância Urgente

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Adital - Anistia Internacional pede ajuda para segurança de jovens colombianos

Na Colômbia, uma lista tem circulado pela internet com nome de mais de 90 jovens marcados para morrer. Três deles já foram assassinados. Diante da situação, a Anistia Internacional do Uruguai articula uma mobilização para pedir ao governo colombiano que garanta a segurança dos jovens ameaçados. A ideia da ação é fazer com que pessoas, organizações ou entidades de vários países, interessadas em proteger a vida dos jovens ameaçados, encaminhem pedidos de providências para as autoridades colombianas, até o dia 22 de outubro.
De acordo com a Anistia, os manifestos devem ser encaminhados ao presidente colombiano Juan Manuel Santos, à Ministra de Relações Exteriores, Ángela María Holguín, às representações diplomáticas da Colômbia nos países e à Organização de Direitos Humanos Minga, da Colômbia.
O objetivo dos manifestos é exigir uma investigação profunda sobre os homicídios que já aconteceram, para que todos saibam quem são os responsáveis e para evitar outros crimes, assim como investigar também as tentativas de homicídio. Para a Anistia, é necessário que se tomem medidas imediatas para desmantelar os grupos paramilitares, conforme prevê as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). Outra demanda importante é exigir que as autoridades façam tudo o que for necessário para garantir a vida e a segurança dos jovens citados na lista da morte No dia 15 de agosto, Diego Ferney Jaramillo Corredor e Silver Robinson Muñoz foram assassinados a tiros no departamento de Putumayo, em Puerto Asís, no sul do país. Os dois jovens estavam no primeiro e segundo lugar da lista dos homens. Cinco dias depois, Norbey Álvarez Vargas, de 19 anos, também foi assassinado. Ele era o terceiro da lista.
A "lista da morte" adverte os jovens a abandonarem a cidade de Puerto Asís, no sul da Colômbia, em um prazo de três dias, caso contrário, "nos veremos obrigados a realizar atos como da noite de domingo, 15 de agosto". Acredita-se que o ato seja obra de forças paramilitares.
Com a publicação destas listas, os jovens alegam receberem ameaças através de ligações telefônicas. Alguns dos jovens ameaçados são suspeitos de cometerem pequenos delitos ou de prostituírem. Outros nomes são de ativistas comunitários.
Segundo informações da Anistia, os jovens suspeitos de cometerem delitos, que vivem em bairros pobres na Colômbia, têm sido os alvos freqüentes dos esquadrões da morte paramilitares que, ao que tudo indica, agem sozinhos ou com a conivência das forças de segurança. As forças de guerrilha também foram responsáveis do homicídio de pequenos delinquentes nas zonas sob seu controle.
As solicitações devem ser enviadas para:
Senhor Presidente Juan Manuel Santos
Presidente da República,
Palácio de Nariño, Carrera 8 No.7-26, Bogotá, Colômbia
Fax: +57 1 337 5890
Tratamento: Excmo. Sr. Presidente Santos
Sra. Ángela María Holguín
Ministra de Relações Exteriores
Ministério de Relações Exteriores
Calle 10 No 5-51, Palacio de San Carlos, Bogotá, Colombia
Fax: +571 562 7822/ 571 562 7836
Tratamiento: Estimada Sra. Ministra
Copia a:
Organización de derechos humanos Minga
Calle 19 # 5-88, Oficina 1203
Bogotá, Colombia
Os manifestos podem ser enviados também para o e-mail: accion@amnistia.org.uy

Nenhum comentário: