Infância Urgente

sábado, 2 de outubro de 2010

CARTA DOS ADOLESCENTES DO SEMINÁRIO DO FNDCA DA REGIÃO SUDESTE

Íntegra da Carta dos Adolescentes do Seminário do FNDCA da Região Sudeste, realizado de 28 a 30/9/10, no Rio de Janeiro (RJ).
Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2010.
Temos o objetivo de criar um espaço efetivamente formado e dirigidos por adolescentes com base no emponderamento juvenil.
A iniciativa está partindo dos adolescentes PARA adolescentes gerido POR crianças e adolescentes, num processo totalmente espelhado na articulação e participação infanto-juvenil.
O Fórum DCA na região sudeste é necessário para unir os Fóruns Estaduais, juntando-os para a luta e efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Tendo esta participação estaríamos assim efetivando os direitos da criança e dos adolescentes, como garantido na nossa legislação ( art.16 do ECA; do art. 12 ao art.15 da Convenção da Criança e do Adolescente; Art. 5º, caput, incisos IV, IX, XVII da CF/88).
Este deve ser referendada pelo Fórum Nacional DCA, CONANDA e CONDECA. Em cada estado terá dois representantes, sendo um titular e outro suplente. Mensalmente, ocorrerão reuniões ordinárias nos respectivos Estados, devendo ocorrer as discussões propostas nesta plenária estadual.
A rede estará articulado por meios tecnológicos, com uso de emails, telefones, e egrupos. No entanto, o cyberativismo não será nossa única articulação, devendo a cada três meses ocorrer a Reunião Regional Sudeste, organizada pelo Fórum Nacional e custeada pelos Conselhos de Direito DCA.
Este Fórum também pleiteia a participação nas reuniões do Fórum Nacional.
Considerando a vontade e ação dos adolescentes das delegações aqui presente, instituímos o Fórum Adolescente de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes Sudeste, Fórum DCA Sudeste, reconhecido nacionalmente e referendado pelas autoridades do Fórum Nacional DCA aqui presentes.
Adolescentes Sudeste – Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Nenhum comentário: