Infância Urgente

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Brasil deve ser denunciado por mortes de moradores de rua em Alagoas

O assassinato de vários moradores de rua de Maceió chamou a atenção de autoridades e da imprensa nacional e internacional. Só em 2010, já foram registrados 20 homicídios de pessoas que ocupam áreas públicas da capital alagoana. De acordo com Ivair Augusto, coordenador nacional do Comitê Intersetorial de Acompanhamento, Monitoramento e Políticas Públicas Para a População de Situação de Rua, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos, o Brasil deve ser denunciado internacionalmente sob a acusação de violar os direitos humanos.
“Esse número de assassinatos é assustador e com certeza fará com que o país seja denunciado nos relatórios por violação aos direitos humanos, que são entregues a organismos internacionais. Estou me antecipando ao problema, evitando que só tomemos uma iniciativa quando chegar a denúncia formalizada”, disse Ivair Augusto.
Ainda de acordo com a declaração do coordenador nacional, integrantes do movimento nacional de população de rua já denunciaram os assassinatos dos sem-tetos em Maceió, solicitando, inclusive, informações à Secretaria de Estado da Defesa Social sobre as investigações dos crimes. “Foi descrito um quadro difícil, de mortalidade mal explicada e com pouco acompanhamento. Estou agora esperando os laudos para ter mais detalhes dessas mortes”, afirmou.
O coordenador do Comitê desembarca no próximo dia 21, em Maceió, para uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, e com autoridades dos governos estadual e municipal para definir com o governo federal pode ajudar para evitar que os crimes contra os moradores de rua se perpetuem.
 
Fonte:Aqui Acontece

Nenhum comentário: