Infância Urgente

domingo, 24 de outubro de 2010

"Adolescente de 13 anos fica quatro dias na Cadeia Feminina de Votoratim/SP...".

Garota de 13 anos fica quatro dias na cadeia
Marcelo Roma
Uma adolescente de 13 anos deu o nome da irmã de 18 anos ao ser pega por roubo no centro da cidade e passou quatro dias na Cadeia Feminina de Votorantim, no meio de outras presas. A confusão foi descoberta ontem à tarde, depois que a irmã apareceu na delegacia da avenida General Carneiro dizendo que sua irmã mais nova estava presa com o seu nome. O delegado Paulo Melero confirmou que a adolescente tinha sido levada presa para Votorantim como se fosse adulta, entrou em contato com a direção da cadeia e determinou a retirada do convívio de outras presas. A garota ficou provisoriamente num cômodo isolado, no prédio da cadeia (anexo à Delegacia Central de Votorantim), e deveria ser encaminhada para uma unidade da Fundação Casa na capital ainda ontem.
A menor infratora praticou roubo a uma loja da rua da Penha, centro de Sorocaba, às 8h45 de terça-feira. Ela agiu acompanhada de uma mulher de 24 anos. Com cacos de vidro, as duas teriam ameaçado vendedoras da loja. Fugiram a pé levando cosméticos. Policiais militares alcançaram as duas a cerca de 100 metros. No início, a adolescente disse que tinha menos de 18 anos, mas depois voltou atrás e usou o nome da irmã que tem 18 anos. Não portava documento. Ela não explicou porque quis ir presa. A reportagem esteve na cadeia de Votorantim ontem à tarde, mas não obteve autorização para conversar com a garota.
Na segunda-feira, a adolescente já havia tido problemas com a polícia. Um homem a acusou de ter furtado um pendrive. Nessa vez, ela deu o nome de outra irmã, de 16 anos, e não ficou detida. As duas irmãs, de 16 e 18 anos, prestaram esclarecimentos no 5º Distrito Policial. O fato de a irmã mais nova ter usado os nomes das duas pode criar problemas para elas. A irmã mais velha disse que a de 13 anos abandonou a escola no meio do ano passado - cursava a 5ª série do ensino fundamental - e não morava com elas e a avó. As vezes ela aparece em casa para tomar banho e comer, mas depois some e a gente não sabe por onde ela anda, diz a irmã de 18.
Dinheiro da avó
Em duas ocasiões, segundo as irmãs, a garota furtou dinheiro da aposentadoria da avó e as contas de água e luz tiveram que ser pagas com atraso. Do jeito que ela vivia, é melhor que ela fique na Fundação Casa, sob um abrigo. Tentamos levá-la para uma psicóloga, mas não parava em casa, segundo a irmã mais velha. Apesar dos 13 anos, a adolescente infratora aparenta ter mais idade. Nos quatro dias em que ela ficou na cadeia nenhuma presa a machucou.
De acordo com a delegada Daniela Lara de Góes, o flagrante de roubo precisou ser retificado para retirar o nome da irmã. Para isso, a parte do processo referente à adolescente deve ser desvinculada da 2ª Vara Criminal e enviada à Vara da Infância e Juventude. A delegada afirma que é fato incomum alguém simular idade maior a fim de ser preso. Normalmente, são os adultos que para tentar escapar da prisão dizem ter menos de 18 anos, observa Daniela.
Notícia publicada na edição de 23/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=34&id=358253

Nenhum comentário: