Infância Urgente

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS APRESENTAM QUEIXA CONTRA URIBE NA ESPANHA

MADRI, 26 OUT (ANSA) - Dois ativistas de direitos humanos colombianos que moram na Espanha como refugiados apresentaram hoje diante da Justiça de Madri uma queixa contra o ex-presidente do país sul-americano Álvaro Uribe (2002-2010).
   
O ex-mandatário teria supostamente montado uma rede de espionagem na Espanha e na Europa para vigiar militantes e tentar "neutralizá-los".
   
Representantes da ONG Justiça pela Colômbia, que apoia os dois ativistas, deram hoje uma coletiva de imprensa com os detalhes da reclamação encaminhada contra Uribe e o diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, serviço secreto do país) entre 2002 e 2006, Jorge Aurelio Noguera Cotes.
   
A demanda também é dirigida ao subdiretor de fontes humanas do DAS, Germán Villalba Chávez, quem supostamente teria ficado encarregado da chamada Operação Europa, uma rede para "espionar" em diferentes cidades do continente, e que se estenderia também a parlamentares.
   
O objetivo da rede, segundo o porta-voz da ONG Francisco Pérez, seria desacreditar os ativistas e "bloquear" na Europa as "denúncias" sobre violações aos direitos humanos que ocorreriam na Colômbia.
   
A queixa se baseia em um relatório da Unidade Delegada da Procuradoria-Geral do país diante da Suprema Corte da Colômbia, fechada em 10 de novembro do ano passado. (ANSA)

Nenhum comentário: