Infância Urgente

sábado, 7 de junho de 2008

Criança de 4 anos trabalha com faca em casa de farinha

Fiscalização do Ministério do Trabalho fez blitz anteontem no Rio Grande do Norte; atividade é proibida para menores de 18 anos PABLO SOLANO
DA AGÊNCIA FOLHA

O Ministério do Trabalho e Emprego localizou anteontem oito crianças -de quatro, cinco e seis anos- e adolescentes usando facas para ralar mandioca em uma casa de farinha do município de Passa e Fica (107 km de Natal).
A fiscalização encontrou ainda, em uma outra casa, uma adolescente ajudando os pais na atividade.
A auditora fiscal Marinalva Cardoso Dantas participou da ação que visitou as duas casas de farinha -instalações industriais rústicas onde é produzida a farinha de mandioca.
A fiscalização encontrou nos locais "fumaça, ruídos altíssimos e calor insuportável".

Trabalho proibido
Em virtude do ambiente insalubre, as casas de farinha estão na lista dos 81 locais em que é proibido o trabalho de menores de 18 anos.
Os longos períodos em que as crianças permanecem sentadas ralando mandioca, afirma Dantas, favorecem o surgimento precoce de lesões por esforço repetitivo, já que elas chegam a ralar "meia tonelada por dia".
As crianças e adolescentes, de acordo com a auditora, não tinham equipamentos de proteção. Ela afirma que as famílias consideram algo comum a presença dos menores de 18 anos nas casas de farinha. "Muitos pais disseram que trabalham [no descascamento] desde a infância."
A reportagem conseguiu falar com José Barnabé da Silva, dono da casa onde a fiscalização encontrou uma adolescente trabalhando. Ele afirmou que a adolescente trabalhou por insistência da mãe, uma prima dele.
Relatório sobre a ação será enviado a programas sociais para que as crianças sejam impedidas de voltar ao trabalho.

Olarias
Outra fiscalização do ministério encontrou ontem trabalho de adolescentes em olarias da região de Penápolis (479 km de São Paulo). A atividade também tem restrição total para menores de 18 anos.
Três adolescentes foram encontrados em uma das olarias. Dois garotos trabalhavam com fornos, e uma menina de 13 anos, com moldes dos tijolos.
O auditor fiscal retornará em cerca de dez dias para checar se os jovens foram efetivamente afastados do trabalho.
A reportagem não conseguiu entrar em contato ontem com os donos da olaria e da outra casa de farinhas.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0706200816.htm

Nenhum comentário: