Infância Urgente

domingo, 8 de junho de 2008

Participação de avós em educação beneficia crianças, diz estudo

Crianças crescem mais felizes e ajustadas quando os avós desempenham um papel importante em sua educação, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

A coordenadora do estudo, Ann Buchannan, disse que a proximidade entre netos e avós é benéfica para as crianças e cada vez mais comum diante da atribulada rotina de trabalho dos pais.

"O que foi especialmente interessante foi identificar a ligação entre a presença dos avós e o bem-estar das crianças", disse Buchannan.

"E só proximidade não basta; apenas os avós que participaram de verdade na educação é que provocaram um impacto positivo em seus netos", afirmou a pesquisadora.

Divórcio

Os pesquisadores acompanharam mais de 1,5 mil crianças e adolescentes, de 11 a 16 anos, cujos avós substituíam os pais na realização de algumas tarefas diárias.

Eles observaram que os avós foram muito importantes ao ajudá-los a superar dificuldades do dia-a-dia, como implicância de colegas da escola, aconselhá-los sobre qual universidade escolher e planejar o futuro.

A pesquisa apontou também que os avós podem ajudar as crianças a superar traumas, como o divórcio dos pais.

"Em épocas de separações dos pais muitos avós desempenharam um papel importante ao trazer conforto aos netos e estabilidade a toda família", disse Eirini Flouri, do Instituto de Educação de Londres, que participou do estudo.

De acordo com o trabalho, quase um terço das avós maternas tomam conta dos netos regularmente na Grã-Bretanha e quatro em cada 10 o fazem esporadicamente.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/06/04/ult3278u42.jhtm

Um comentário:

Anônimo disse...

AGNALDO TIMOTEO ACHA QUE MERENDA ESCOLAR É CAVALO DADO...

Ontem o Jornal Diário de São Paulo resolveu dar uma forcinha para alguns vereadores que pleiteiam a reeleição.Divulgar as queixas dos pais, de maus tratos, espancamentos, torturas, aulas vagas, abuso e violação de direito de aluno, de toda ordem o Diario de São Paulo não divulga...
Como os vereadores também não estão nem aí para os problemas da escola pública municipal, resolveram experimentar a merenda.
Um problema, que não afeta os professores que os vereadores sempre defenderam e vai dar a impressão que estão preocupados com os alunos...
A merenda é péssima, a que os vereadores experimentaram também, alguns tiveram a cara de pau de elogiar.O comentário mais interessante foi o do Vereador Agnaldo Timóteo SP.Segundo ele a merenda é boa demais, que tem criança que nem tem assim em casa.
Na opinião dele divulgada pelo Diário de São Paulo dá para traduzir o descaso e o desprezo pelo aluno de escola pública.
A merenda é ruim,mas qualquer coisa e muito para os pobres que recebem.
Esqueceram de contar para o vereador Agnaldo Timóteo que mesmo aquela familia que mal tem o que comer, está contribuindo para os impostos.Uma merenda de boa qualidade já está paga e muito bem paga e por todos.
A merenda não é uma esmola que o povo deve receber como se fosse o cavalo dado do provérbio da qual não se olha os dentes.O povo paga e paga caro.
Os vereadores de SPaulo deviam experimentar além da merenda, ficar oito anos na escola sem aprender nada, ter seus mais elementares direitos violados, sem ter a quem recorrer, sem uma instância para denunciar.