Infância Urgente

domingo, 12 de outubro de 2008

SEGUNDO DADOS DO UNICEF EXISTEM NO BRASIL CERCA DE 21 MIL CRIANÇAS SOROPOSITIVA

DIA DAS CRIANÇAS: SEGUNDO DADOS DO UNICEF EXISTEM NO BRASIL CERCA DE
21 MIL CRIANÇAS SOROPOSITIVAS COM IDADE ATÉ 15 ANOS

No próximo domingo, 12 de outubro comemora-se o Dia das Crianças.Segundo dados do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância),existem no mundo cerca de 2,3 milhões de crianças e adolescentes, com até 15 anos, infectados pelo vírus da Aids. No Brasil calcula-se que esse número chegue a 21 mil crianças. Os sonhos e as expectativas das
crianças que nasceram com o vírus, o cotidiano de uma família que adotou uma criança soropositiva, este e outros temas serão abordados em uma série de reportagens que a Agência de Notícias da Aids preparou em homenagem ao Dia das Crianças.

Em todo o mundo, uma série de iniciativas de organizações governamentais, não governamentais e agências internacionais são desenvolvidas no sentido de minimizar os efeitos que o vírus causa nas crianças.Confira a seguir alguns projetos que apóiam crianças soropositivas.
UNICEF
Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids!
Lançada em outubro de 2005, em Nova Iorque, Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids! é parte de uma aliança mundial do UNICEF com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e governos nacionais. Além de criar parcerias e estimular a participação de crianças e adolescentes, as ações da
campanha apóiam-se em quatro prioridades:
• A prevenção da transmissão vertical;
• A garantia do tratamento pediátrico;
• A proteção, cuidado e apoio a crianças e adolescentes afetados pelo
HIV;
• A prevenção, informação, habilidades, serviços para adolescentes e
jovens.
Grupo de Incentivo a Vida – (GIV) Viver Criança e Adolescente O Viver Criança e Adolescente é um projeto desenvolvido pelo GIV com o intuito de contribuir para a formação de crianças e adolescentes solidários, que respeitem a diversidade humana e a vida, e que tenha condições de enfrentamento da epidemia da AIDS.

O projeto é um espaço aberto para qualquer criança e adolescente,mas, especialmente, para os que vivem com HIV/Aids, os filhos e parentes de soropositivos e para aqueles que querem saber mais sobre a Aids, ou como prevení-la e como ser mais amigo e solidário com os portadores do HIV/Aids, na escola, no clube, na comunidade.
Além do trabalho junto às crianças e adolescentes o projeto desenvolve atividades de formação de profissionais de saúde e educação, aconselhamento para pais e bate papo nas escolas com os bonecos Daniel, Letícia, Tom e Aninha.
Casa Vida
Fundada em 26 de julho de 1991, a Casa Vida acolhe crianças abandonadas portadoras do vírus HIV vindas, principalmente, da Febem. Com o objetivo de oferecer cuidados de saúde e educação, a Casa Vida proporciona afeto e atenção a crianças e adolescentes órfãos ou abandonadas por suas famílias.
Nesses anos de funcionamento mais de 130 crianças e adolescentes já passaram pela Casa Vida I e II, sendo que 52 foram adotadas, mais de 20 retornaram para suas famílias de origem, 14 foram para outras organizações e ocorreram 12 óbitos.

A Casa Vida acredita que o amor chama à vida, por isso, a metodologia adotada é a do respeito, da atenção, do acompanhamento e sobretudo,do amor, como preparação para a vida em comunidade, com limites e responsabilidade.

Em mais de 10 anos, cerca de 100 crianças já passaram pela instituição e todas aprenderam a frase que rege a Casa Vida: "Elas vieram à vida... para viver".
AFXB – Brasil
A AFXB Brasil foi fundada em 05/05/94, em Campo Limpo, Zona Leste de São Paulo. Sendo uma das poucas ONG que atuam na região. O objetivo de sua fundação surgiu da necessidade de acolher crianças que vivem com HIV/Aids, órfãs e/ou sem estrutura familiar. Tendo como característica principal ser uma casa de apoio, abrigou crianças na
faixa etária 0 a 17 anos, encaminhadas por Juizados de Menores.

Durante 7 anos, a AFXB Brasil vinculou seu trabalho ao abrigo e cuidado integral a crianças infectadas pelo HIV/Aids. Após esse período, redimensionou a proposta de trabalho, acreditando que, apenas a institucionalização destas crianças não seria melhor
estratégia para se garantir benefícios sociais, afetivos e econômicos, em médio e longo prazo, e passa a ter como objetivo à re-inserção familiar das crianças residentes na instituição a partir de busca, identificação e sensibilização de familiares.

Sociedade Viva Cazuza
Fundada em 1990 em memória do cantor e compositor Cazuza que faleceu naquele ano vítima da Aids, a instituição iniciou seus trabalhos junto ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle no Rio de Janeiro.

Em 1992 se desligou daquele hospital e iniciou um trabalho independente fornecendo medicamentos, exames e assistência a pessoas carentes portadores do HIV. Em 1993, após conseguir a cessão de uso de um imóvel da Prefeitura do Rio de Janeiro, montou a primeira Casa de Apoio Pediátrico do Município. A Casa tinha como finalidade
fornecer abrigo, tratamento médico, educação, reintegração familiar,lazer, cultura.
Em 1999 a Sociedade Viva Cazuza iniciou mais dois projetos:
- Site educativo e informativo sobre Aids, com objetivo de trazer
informações científicas atualizadas para o português e esclarecimento
de dúvidas;
- Projeto de Apoio Social visando adesão ao tratamento para pacientes
adultos em tratamento em dois hospitais da rede pública do Rio de
Janeiro.

pesquisa : Talita Martins

fonte: http://www.agenciaaids.com.br/noticias-resultado.asp?
Codigo=10744

Nenhum comentário: