Infância Urgente

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 55



O Modelo de atendimento da FEBEM/Casa já está em mudança, é incrível como um modelo que a FEBEM/Casa fala que está correto e dando ( e sabemos que é mentira!), rapidamente está sofrendo mudanças. Mais interessante nesse caso, é que será que o grupo ligados a Pastoral do Menor de São Paulo que estavam desenvolvendo uma outra proposta, que é o Modelo Pedagógico Contextualizado, baseado no modelo Colombiano,terá a falar agora?


Já havíamos alertado que não existe compromisso politico desse governo em fazer nenhuma mudança e sim maquiar e usando grupos "sérios" nesse processo, isso de fato ocorreu, inclusive depois das tais parceiras(privatizando) varias entidades queriam recuar , foram ameaçadas de serem responsáveis pelo que poderia acontecer. Logo nessa situação as entidades ajudaram a criar uma situação falsa e se tornaram reféns da situação!

O Modelo que está sendo implantado é o DAYTOP - modelo norte-americano, tal metodologia sugere a abordagem comportamental e terapêutica no acompanhamento das adolescentes. Esse modelo está totalmente em descompasso com os princípios da proteção integral.Esse modelo sugere a criminalização do uso de drogas, da pobreza e a busca de solução no próprio individuo, baseado na auto-ajuda. Utiliza-se de conceitos como cliente, residente, disciplinarização dos comportamentos, foco no individuo, doença social, dentre outros, e desconhece o princípio constitucional de prioridade, absoluta e proteção integral, como responsabilidade do Estado, da família e da sociedade.

Se lembrarmos a história , esse modelo educacional fracassado norte-americano foi o que permeou a nossa educação ao longo da nossa história, que ficou fortemente marcado e combatido com o famoso acordo de cooperação técnica MEC-USAID de 1965 e ainda a forte influência dos norte-americanos na reforma educacional de 76.

Fico pensando cá com meus botões, quem são as cabeças iluminadas que trazem essas ideias velhas para tentar nos vender como inovadoras, desencadeando modismos fora de época e sem sentido?

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