Infância Urgente

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

3ª Conferência Lúdica Estadual motiva participação juvenil

Versão para impressão Imprimir RSS para esta editoria
Cidade
02/09/09 08:31
Diminuir letraAumentar letra
3ª Conferência Lúdica Estadual motiva participação juvenil

A Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos promoveu nesta terça-feira (1º), mais uma Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. Taquarana, Sertão alagoano, foi palco do 3ª Conferência Lúdica Estadual, como agora foi batizada. Cerca de 40 jovens, de 12 a 18 anos, da rede de ensino de 20 cidades sertanejas marcaram presença e conheceram sua função social na construção de uma maior participação junto à comunidade local.

A conferência promovida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) aprovou entre outras decisões uma maior atenção aos dependentes químicos.

A maioria das solicitações encaminhadas pelos jovens exigia a garantia, e a melhoria do serviço de assistência aos jovens dependentes químicos, por meio dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) nos municípios. Outros aprovados se referem a área de educação, considerados como urgentes, com a implantação de escola de tempo integral para o resgate da família e da cultura.

Os jovens solicitaram uma maior fiscalização e monitoramento por parte do governo federal junto aos municípios para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência e necessitados de tratamento especial.

Para a secretária da pasta promotora do evento, Wedna Miranda, o debate foi considerado um passo importante para garantir o tipo de política pública que as crianças e adolescentes precisam. “Crianças são prioridade e temos que zelar por elas. Nós como gestores públicos temos essa obrigação de pensar políticas voltadas as áreas de saúde, educação, cultura, lazer”, citou.

As demais discussões envolveram temas como saúde, educação, lazer, cultura, e os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. A cobertura do Programa Saúde da Família nos municípios, mortalidade infantil e violência também teve espaço nos debates da conferência.

Leonardo Costa, 17, de Taquarana, entendeu a intenção do envento e avaliou como vitoriosa a participação dos jovens dentro das resoluções dos problemas sociais. “Será uma grande ajuda para minha cidade e, com certeza, teremos melhorias a partir desse encontro. Esses momentos também são ricos para nosso conhecimento”, considera.

Em nome da equipe da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania, e Direitos Humanos, a titular Wedna Miranda, parabenizou o prefeito Alay Correia, por aceitar receber o evento.

Estiveram ainda presentes a diretora de Políticas para a Criança e o Adolescente, Mônica Peixoto; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Cláudio Soriano; e a vice-presidente Vandite Aguiar; além de conselheiros tutelares dos municípios presentes, entre outros.

Eleitos — As conferências vão eleger os delegados que irão participar do encontro nacional, que acontece de 7 a 10 de dezembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O último evento reunião da série que já passou por cidades como Rio Largo e Anadia, acontece nesta sexta-feira (4), em Santana do Ipanema.

Nenhum comentário: