Infância Urgente

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Adolescente morre após ser atingida por bala perdida em Heliópolis

Jovem voltava da escola quando foi baleada durante perseguição policial.
Moradores fizeram protesto e houve confronto na Zona Sul de SP.

Uma adolescente 17 anos morreu após ser atingida por uma bala perdida em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, no fim da noite de segunda-feira (31). O tiro foi disparado durante uma perseguição da Guarda Civil de São Caetano do Sul, no ABC, a suspeitos de roubarem um carro.

A menina voltava da escola quando se viu no meio da perseguição. Ela ainda tentou se esconder atrás de um carro, mas acabou sendo baleada na cabeça. O garçom Iraildo Carlos da Silva viu o momento em que ela foi atingida. “Ela [a jovem atingida] com medo do barulho ficou atrás de um carro. Bem provável que eles confundiram com alguns dos carros e atiraram na criança”.

A jovem chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. Ela tinha um filho de 1 ano e 8 meses. A Guarda Civil de São Caetano do Sul diz que só respondeu aos disparos feitos pelos suspeitos. “Nós não sabemos ainda de onde partiu o tiro que veio a alvejar essa pessoa”, explicou o supervisor da guarda Adenizio Nascimento.

Manifestação

Revoltados, os moradores da favela fizeram uma manifestação após a menina ser atingida. O protesto começou pouco depois das 23h. Os moradores atearam fogo em móveis e pneus velhos e fecharam algumas ruas da região. A polícia foi recebida a pedradas.

Os policiais responderam atingindo balas de borracha e bombas de efeito moral. A multidão se dispersou. A polícia continuou a avançar, até que tomou conta da estrada das lágrimas. Os manifestantes se aglomeraram no alto da Rua Cônego Xavier.

Em determinado momento, a situação se acalmou e os policiais deixaram o local. Minutos depois, entretanto, os moradores retomaram o protesto e a polícia voltou ao local atirando.

Portal G1

Nenhum comentário: