Infância Urgente

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Encontro discute Direitos Humanos, Infância e Adolescência

O evento acontece entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, no bloco didático das Ciência Sociais da UFC.

O Núcleo Cearense de Pesquisa e Estudo sobre a Criança (Nucepec), vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza o encontro “Direitos Humanos, Infância e Adolescência” em comemoração aos seus 25 anos de atuação no debate sobre o universo infanto juvenil. O evento acontece entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, no bloco didático das Ciência Sociais da UFC.

A programação conta com mesas redondas, grupos de discussões e vivências. A mesa de abertura terá o tema: Direitos Humanos, Infância e Adolescência com a presença da professora Lúcia Rabelo de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do professor Helder Cerqueira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e das professoras Andréa Cordeiro e Ângela Pinheiro, coordenadoras do Nucepec.

Também participam do Encontro representantes de entidades de defesa dos direitos da infância e adolescência, como o Comdica – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Cedeca – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente. O combate ao trabalho infantil e ao abuso e exploração sexual de meninos e meninas também serão debatidos no Encontro.

Os grupos de discussão e vivências abordarão temáticas como o uso do cinema para a discussão dos direitos, a arte-educação e temas relacionados à saúde mental. “Queríamos celebrar os 25 anos com um encontro que refletisse todo nosso percurso humano. As temáticas do encontro estiveram presentes em nosso cotidiano nesses anos”, afirma Andréa Cordeiro, coordenadora do Nucepec.

Para a psicóloga Thaís Bleicher, que participou do Núcleo quando estudante, o Nucepec possui características não apenas de extensão, mas também atuação política, o que possibilita que seus participantes tenham uma visão mais ampla da realidade.

O Nucepec é o mais antigo núcleo do Departamento de Psicologia da UFC, pioneiro nas Universidades públicas e o segundo no Brasil com o caráter de pesquisa e extensão na área da infância e adolescência. Ele foi criado em 1984 e desde a sua fundação é formado por estudantes, professores e consultores de diferentes departamentos da UFC e de outras instituições de Ensino Superior.

Fonte:Avol

Nenhum comentário: