Infância Urgente

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estádio virou prisão em Honduras, diz órgão de direitos civis

A Rádio Globo de Honduras (http://www.radioglobohonduras.com) fala em mais de 500 pessoas presas e depoimentos de pessoas que moram perto dizem que é possível ouvir os lamentos dos detidos.


Tudo lembra a sinistra história do Estádio Nacional no Chile durante e logo após o golpe de Pinochet em 1973.


No site da Adital (http://www.adital.org.br/site/index.asp?lang=PT) tem essa foto, parece ser da chegada dos primeiros presos, ontem:



Segue notícia da Efe/Estadão:


Estádio virou prisão em Honduras, diz órgão de direitos civis

CIDH denuncia detenções em massa e uso de força 'desproporcional' contra manifestantes pró-Manuel Zelaya

Efe

CARACAS - A presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Luz Patricia Mejía, denunciou nesta terça-feira, 22, que detenções "em massa" estão sendo feitas em Honduras e disse que um estádio estaria sendo utilizado como prisão. "O número de detidos é grande. Sabemos que estariam sendo levados a um estádio próximo em condições que não pudemos verificar. Isto nos faz lembrar um passado nefasto no Cone Sul", disse Mejía ao canal estatal "Venezolana de Televisión."



A presidente da CIDH disse que a entidade avalia enviar uma delegação a Tegucigalpa para dar conta da situação na cidade e considerou o momento como "crítico e grave". Mejía considerou que houve um uso "desproporcional" da força contra os manifestantes que se reuniram frente à Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde o presidente deposto hondurenho, Manuel Zelaya, está abrigado desde segunda-feira.



Por fim, a presidente da CIDH disse que a organização não possui números confiáveis sobre mortos e feridos em Honduras, mas afirmou que a entidade condena os atos de violência contra os manifestantes.

Nenhum comentário: