Infância Urgente

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil

M A N I F E S T O

Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira Organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.

A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento bio-físico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.

Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento.

Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing.

A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.

Nós abaixo-assinados acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças.

Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, aos Exmos. Deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (CDEIC) que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade.

Signatários:
Abraço Rio de Janeiro
ACTbr – Aliança do Controle do Tabagismo
Agência Verde – Tamoios Tecnologia e Consultoria
Aliança Pela Infância
ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância
Articulação Mulher e Mídia
Associação Niteroiense de Arte Cidadania e Comunicação Pop Goiaba - Rádio
Pop Goiaba
Associação Palas Athena
Avante Educação e Mobilização Social
Balangandança Cia.
Campanha pela Ética na TV
CEDECA Interlagos – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Centro de Cultura Luiz Freire
CLADEM Brasil – Comitê Latino-americano e Caribenho para Defesa dos Direitos
da Mulher
Cia. de Megamini de Teatro
Comunicação e Cultura
Criança Segura Safe Kids Brasil
Escola de Governo
FEWB – Federação das Escolas Waldorf no Brasil
Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente-SP
IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
IMAIS - Instituto Mulheres pela Atenção à Saúde Integral e pelos Direitos
Sexuais e Reprodutivos
Instituto Akatu
Instituto Alana – Projeto Criança e Consumo
Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores
Instituto GENS de Educação e Cultura
Instituto da Infância
Instituto Paulo Freire
Instituto Prevenir de Responsabilidade Socioambiental
Instituto Sedes Sapientiae
Instituto Sidarta
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar
Movimento de Mulheres de Cabo Frio
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Observatório da Mulher
ONG Pulsar
Pontinho de Cultura Bola de Meia
Portal Cultura Infância
Pro Teste
Projeto Anchieta
Projeto Cala-boca já morreu
Projeto Conscientização sobre e através do domínio audiovisual
Sindicato dos Engenheiros do Estado do RJ
Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero

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