Infância Urgente

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Brasil em primeiro lugar

CLÓVIS ROSSI


SÃO PAULO- Reproduzo, por autoexplicativo, texto do boletim do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento: "Os brasileiros mais pobres vivem em condições de desenvolvimento humano comparáveis às da Índia, mas os 20% mais ricos vivem em situação melhor que a fatia mais rica da população da Suécia, da Alemanha, do Canadá e da França. As informações estão no relatório do Pnud que analisa os números recentes do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e cita um estudo europeu que conclui que países que atingiram nos últimos anos alto desenvolvimento humano, como o Brasil, ainda têm parte da população sofrendo privações comuns às de países do fim da lista".
Para quem ainda não sabe, o IDH é o índice que melhor mede o desenvolvimento de um país por misturar dados puramente econômicos, como a renda, com números sobre educação, saúde etc. Pois bem, se o Brasil fosse medido apenas com base nos 20% mais ricos, sua posição no ranking seria... adivinha qual? Sim, exatamente, primeiríssimo lugar, com 0,997, pertinho, pertinho da pontuação máxima (1).
Já os 20% mais pobres seriam jogados lá para atrás (0,610), perdendo até de Indonésia, Vietnã e Paraguai, para citar apenas países que são paupérrimos até a olho nu, sem necessidade de estatísticas. O texto acrescenta que a América Latina é o continente que apresenta as maiores desigualdades. No Brasil e em países como Guatemala e Peru, a diferença do IDH dos 20% mais pobres para o dos 20% mais ricos só não é superior à de alguns países da África, como Madagascar e Guiné. Pois é. E ainda tem gente que acredita na lenda de que a desigualdade no Brasil está diminuindo. De todo modo, feliz ano novo, especialmente para os que só seremos realmente felizes quando a lenda virar verdade.

Nenhum comentário: