Infância Urgente

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

OS dilemas do FSM

Não sei se são dilemas do FSM ou meus.

Muitas pessoas tem falado comigo, tem trazido suas criticas e com pertinência, gosto realmente do clima do FSM apesar de não esta tendo neste momento a menor paciência, mas com certeza o FSM em sua origem, em algum momento despertou a curiosidade em alguns, a certeza noutros e ainda a incredulidade em muitos, eu estava no grupo dos incrédulos!

No 1o FSM, mas quando cheguei em POA, a expectativa de publico era 2000, e foi uma surpresa quando baixaram em Porto Alegre mais de 20 mil pessoas do mundo todo.

Me surpreendi agradavelmente, era época de grandes acões pelo mundo, Davos estava cercada pelos grupos anticapitalistas, fazendo com que uma trupe de Davos obrigatoriamente dialogasse com o FSM, lembro como se fosse hoje Hebe Bonafini representante das mães da Praça de Maio (Argentina), dando uma sova no megainvestidor George Soros, que dizia que o FSM estavam reunidos um bando de raivosos, no que ela respondeu, que éramos sim raivosos, por causa, que enquanto alguns ricos contavam seu dinheiro, fruto da exploração de milhões,e milhões de pessoas estavam desempregadas no mundo, milhões de crianças morriam de fome etc etc Lembro que essa esquerda certeira no queixo de vidro do Soros o nocauteou e todos ficamos numa felicidade imensa, achando que seria não só possível nocautear o maior representante do capitalismo via satélite, mas o próprio capitalismo.

Ao final daquele FSM, todos nos reconhecemos nas palavras finais encaminhada por Luís Fernando Veríssimo, que com sabias palavras, sentenciava o FSM, coloca o ser humano no centro de todas as coisas.

O terceiro FSM, eu também estive presente, estava com um grupo de adolescentes, estavam passando por um processo de formação, e eu e outros educadores entendíamos que o FSM era um espaço privilegiado para cumprir uma etapa dessa formação.

Logo cedo combinávamos as atividades, marcavamos reuniões de reflexão e dividíamos tarefas, já que estávamos no acampamento da Juventude e nem sempre era muito fácil, algumas dificuldades e a falta de caminhos já se apresentavam, mas reconsiderei aquele momento, porem o meu desconfiometro do primeiro FSM ficou atento de novo,quando um dia , uma pessoa me abordou para me parabenizar por eu esta tendo a coragem de formar rodas de conversas para discutir o que fazer no FSM.

Não fui nos outros FSM, mas o meu desconfiometro deixou de ser desconfiometro e eu já sabia que o FSM estava sem caminho, pior não se sabia o que havia se trsnformado!!!!!

Hoje aqui em Belém, vejo que é bem pior do que poderia imaginar, a ausência total de sentido, se reflete na desorganização total do evento, as pessoas passam as vezes horas se deslocando de um lugar para o outro, procurando as salas aonde terão as atividades, que tem sido mudadas de salas, 2,3,4 e 5 vezes , quando não são canceladas.

Vejo diversas cabeças, olhares e corpos perdidos andando pelos corredores incompletos pelo descaso daqueles que organizaram o FSM,todos reclamando que nada conseguiram acompanhar, ouço também os planos de muitos de fazer tour pela cidade e arredores nesses últimos dias,ou seja o que era uma possibilidade, diálogos entre os diversos grupos, foi trocado por algumas horas de barcos com os amigos!

Ia me esquecendo, Lula em sua fala no encontro dos presidentes (Chaves, Evo, Lugo e Correa), chamou o Movimento de Luta por moradia para dialogar como construir as 500 mil casas que ele ira construir, ainda em seu governo! Pois é, o pão e circo de cada dia!

Nenhum comentário: