Infância Urgente

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta Contra a Aids alerta para crianças e adolescentes

Crianças, adolescentes e jovens fazem ato público nesta terça-feira – Dia Mundial de Luta contra Aids – na Praça do Diário, centro do Recife, às 16h. O tema do ato será “Direito de ser: Criança e adolescente com HIV/Aids vivendo com dignidade”. Dentro da programação está programada apresentação do grupo de percussão de Chão de Estrelas, roda de capoeira, dança e falas dos representantes do projeto Canal de Esperança, encampado pela organização não-governamental Visão Mundial.

Dados do Programa das Nações Unidas contra HIV/Aids (UNAIDS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmam que em 2008 havia 33,4 milhões de pessoas convivendo com a Aids e entre elas 2,1 milhões eram de meninos e meninas de até 15 anos. Os dados dizem ainda que 16% das novas infecções por HIV ocorreram em crianças e adolescentes. Entre a infância na região da América Latina e Caribe, estima-se que 42 mil convivem com o vírus HIV, outras 10 mil se infectaram em 2008 e mais 5 mil faleceram em função da doença no mesmo ano.

“A Visão Mundial Brasil, em Recife, através de seus PDAs (Programa de Desenvolvimento de Áreas) conclama a toda população para refletir sobre os direitos da criança e adolescente, inclusive as que vivem e convivem com o vírus da Aids, para que possam viver uma vida com dignidade e respeito”, convida o facilitador do projeto Canal de Esperança em Recife, Ivaldo Sales.

O projeto Canal de Esperança é realizado pela Visão Mundial Brasil em comunidades vulneráveis com o objetivo de contribuir para a redução do impacto da Aids na vida das meninas e meninos que residem na área de atuação da organização. O projeto busca também mobilizar igrejas na luta contra o vírus, na tentativa de quebrar tabus em relação à doença nesse meio.

Alguns avanços do projeto no ano de 2009 foram:
8.384 Crianças, adolescentes e jovens (CAJ) participaram de atividades educativas em relação a saúde sexual e reprodutiva.

519 Educadores sociais e de escolas públicas foram capacitados para executarem um plano de trabalho sobre sexualidade e prevenção do HIV nos espaços comunitários.

109 Facilitadores foram capacitados para acompanhamento e aconselhamento das crianças vulneráveis e famílias afetadas pela epidemia.

5.502 CAJ com conhecimento sobre seus direitos sexuais e reprodutivos.

1.127 Lideranças de opinião como comunicadores, religiosos, planejadores, tomadores de decisões, foram sensibilizados no tema HIV/Aids.

246 Igrejas sensibilizadas com equipes internas trabalhando a temática.

O Brasil possui cerca de 630 mil pessoas vivendo com HIV/Aids em todo o país. E apesar das afirmações otimistas do Ministério da Saúde, de que o número vem caindo, o próprio Ministério da Saúde reconhece que 225 mil brasileiros, entre homens e mulheres, ainda desconhecem o seu estado sorológico para o HIV, isto é, não sabem se têm ou não o vírus porque nunca se testaram.

Já o Estado de Pernambuco tem hoje 12.827 casos de Aids notificados, e Recife é a cidade com o maior número destes casos 5.450, seguida por Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Mas estes números podem ser ainda maiores se em todos os municípios cada cidadão ou cidadã tivesse acesso ao teste de HIV/Aids.

Fonte:G1

Nenhum comentário: