Infância Urgente

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Nota Anistia Internacional em Paraisópolis

Anistia Internacional visita favela Paraisópolis e ouve denúncias de violações da Operação Saturação da PM-SP

A Anistia Internacional em 01 de dezembro, terça última, visitou a favela Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade de São Paulo, localizada na região sudoeste da capital paulista, onde colheu diversas denúncias de violacões de direitos e abusos policiais por ocasião da realização da Operação Saturação das tropas de Choque da PM de São Paulo.

A favela de Paraisópolis foi ocupada militarmente, por quase três meses, no início deste ano, após manifestação organizada pelos moradores em resposta à violência policial sistemática que a população da comunidade vem sofrendo há anos. Além da repressão policial, Paraisópolis vem sendo palco de despejos irregulares promovidos pela prefeitura por estar localizada numa região nobre e cobiçada pela especulação imobiliária.

A solicitação da visita foi feita pelo Tribunal Popular: o Estado no banco dos réus — articulação de dezenas de entidades e de movimentos do país que lutam contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais— e pela Campanha Paraisópolis exige respeito. Nos 82 dias em que transcorreu a operação Saturação, Paraisópolis foi ocupada dia e noite por 400 policiais das tropas de choque da PM-SP e, assim como em outras comunidades pobres— foi submetida a toques de recolher, invasões domiciliares, espancamentos e revistas vexamatórias realizadas pelas forà §as policiais.

A visita da comitiva da Anistia Internacional foi acompanhada por lideranças da favela e por militantes da Campanha Paraisópolis exige respeito e do Tribunal Popular, além de jornalistas de órgaos independentes.

A Anistia Internacional é uma das principias organizações mundiais que se dedica a investigação e ação visando impedir e acabar com os graves abusos e violações dos direitos humanos. A Anistia Internacional possui mais de 2,2 milhoões de membros e colaboradores em mais de 150 países.

Nenhum comentário: